segunda-feira, 26 de maio de 2014

sábado, 24 de maio de 2014

HOJE EM AVEIRO


Mais logo, na livraria Gigões & Anantes, em Aveiro, são lançados dois novos livros da editora Pato Lógico: Capital, de Afonso Cruz, e Vazio, de Catarina Sobral. Dois livros sem texto em que as imagens dizem tudo, ou quase. Porque o «quase» é o lugar quântico do leitor onde todas as leituras são possíveis.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O DOM DA UBIQUIDADE



Amanhã há lançamentos de novos livros de dois dos meus escritores preferidos: Rita Taborda Duarte (O Rapaz que Não se Tinha Quieto, Caminho) e David Machado (Acho que Posso Ajudar, Objectiva). As ilustrações são de Ana Ventura e Mafalda Milhões, respectivamente. Com um bocado de elasticidade, até se consegue fazer um sprint entre a livraria Pó dos Livros e o Palácio Galveias, já que ficam perto um do outro. Eu faria, mas não vou estar em Lisboa nos próximos dias, pelo que este post fica em jeito de «adeus, até ao meu regresso». Parabéns, Rita e David!

terça-feira, 13 de maio de 2014

O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO


Os 20 livros imprescindíveis que é preciso ler durante a infância: este guia de sugestões de leitura das lojas Imaginarium já existe há pelo menos um ano, mas confesso que só ontem tropecei nele. Não tem assinatura da equipa nem do atelier que o produziu. Está bem escrito e bem organizado; e quase todas as escolhas são, de facto, imprescindíveis para o contacto com a nata dos livros para a infância: Leo Lionni, Maurice Sendak, Tomi Ungerer, Arnold Lobel e outros nomes de primeira água. Parece-me sintomático, em época de contenção sedimentada de custos para a Cultura e Educação (o que é que isso interessa?), que estas iniciativas partam de empresas privadas. O ano passado, a Fnac foi mais abrangente e lançou o guia Biblioteca Fnac Kids - 100 livros que crescem contigo. A selecção também era bastante criteriosa,  mas a edição e revisão de texto deixavam algo a desejar, e este é um dos aspectos perniciosos da livre iniciativa: fazer o vulgo acreditar que «para quem é, bacalhau basta», «tão bonzinhos que nós somos», «é grátis, agradeça» e outras falácias do género. O problema é quando, por força de nos preocuparmos demasiado com a estrita sobrevivência, nos contentamos com pouco e deixamos de acreditar que merecemos o melhor. Dar e receber o melhor, sempre.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

LÁ FORA NÃO HÁ LIMITES



Foi ontem o lançamento do Lá Fora - Guia para descobrir a natureza, como falámos no post anterior. Muita gente respondeu ao convite do Planeta Tangerina para fazer o percurso da Lagoa Pequena, um sítio bonito às portas de Lisboa. As lontras fizeram jus à sua timidez, mas puderam observar-se várias aves e prestar atenção a outras manifestações mais subtis. Muito impressionante para adultos e crianças: o enorme peixe morto e encalhado nas rochas... A natureza é mesmo assim! Talvez o guia seja um pouco pesado para transportar a toda a hora (afinal, são 368 páginas), mas nada tem de maçudo. Das árvores às rochas, dos anfíbios aos tipos de nuvens, toda a abundante informação se presta a uma apreensão intuitiva, facilitada pelo design gráfico e pelas ilustrações, e abrindo caminho para actividades extra-leitura. Por exemplo, como preparar uma saída nocturna para ouvir os pirilampos ou como fazer uma escultura inspirada na Land Art. Isabel Minhós Martins, editora do Planeta Tangerina, disse no início que tinha sido «um livro muito difícil de fazer» e compreende-se porquê. Mas valeu a pena.

sábado, 10 de maio de 2014

IR PARA FORA LÁ FORA


«Criado com a colaboração de uma equipa de especialistas portugueses, este livro pretende despertar a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspectos do mundo natural que podem ser observados em Portugal. Inclui também propostas de actividades e muitas ilustrações, para a judar toda a família a ganhar balanço, sair de casa e descobrir - ou simplesmente contemplar - todo o mundo incrível que existe "Lá Fora".»

Com textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações pela mão de Bernardo Carvalho, Lá Fora é um guia para descobrir a natureza com a marca do Planeta Tangerina. O local escolhido para o lançamento é muito especial: como quem vai para as praias do Meco/Alfarim, virar um pouco antes para o lado direito e já está. Tudo explicado aqui.  

sexta-feira, 9 de maio de 2014

CURSO DE LIVRO INFANTIL BOOKTAILORS


Só recentemente vi este post que o Cria Cria dedicou ao Curso de Livro Infantil Booktailors, entretanto marcado para os dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de Julho (ver aqui). Muito obrigada! Se não estiverem todos de férias, vão ser uns fins de tarde muito bem passados.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PARA MARCAR NA AGENDA


Depois não venham dizer que «não acontece nada»... Sempre a mexer, a psicóloga Ana Mourato e seu projecto Ouvir o Falar das Letras promove mais uma acção de formação subordinada ao tema «O conto, os lobos e os medos organizadores da infância», dia 14 de Junho (já fiz e recomendo). Dia 23 de Maio, o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro passa a palavra a Andreia Brites (O Bicho dos Livros) para falar sobre um tema difícil, com um título muito bem achado: «Os jovens e a leitura: um gueto dentro do gueto». Mais próximo, dia 19 de Maio, decorre o simpósio sobre a obra de António Mota, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. O programa é suculento e culmina com a presença do próprio escritor, noblesse oblige. Cliquem nas imagens para ler melhor.

terça-feira, 6 de maio de 2014

THE WARRIOR'S REMINDER



Gosto mais de falar para adolescentes e adultos do que para crianças, é um facto. As crianças são a minha «zona de conforto», mas obrigam-me a um ajuste cognitivo de linguagem que, nos livros, é muito mais livre. Quando me perguntam, por exemplo, «o que me inspira para escrever», dou por mim a falar da natureza e do mundo em geral, quando só me apetece dizer que o fundamental é a nossa vida interior, consciente e inconsciente, porque é nessa torrente que mergulhamos quando nos comprometemos verdadeiramente com a arte. Portanto, quando não digo isto e digo outra coisa simpática, soa-me sempre como uma espécie de mentira; ainda que seja uma «mentira positiva», como diz o meu tio Ruben. Ora, estou cansada de mentiras e deste embuste institucionalizado. Na véspera de visitar o INETE, uma escola profissional em Lisboa onde se completa o ensino secundário, tinha preparado uma espécie de aula em power-point sobre o que é isso de escrever. À última hora, mudei tudo. Peguei nos meus livros e numa série de objectos pessoais, desde um disco de vinil a uma pequena estatueta africana que me assombrou a infância, e fui ter com eles. Ouviram-me durante hora e meia, com uma atenção tão generosa quanto curiosa. Passei-lhes um poema da Erykha Badu que me acompanha há anos, The Warrior's Reminder, e que um aluno chamado André quis ler alto para todos nós, espontaneamente, num inglês perfeito. Passei-lhes o que sentia, sem preocupações de «fazer bonito». Porque tão importante como «escrever contra a mentira» é falar contra a mentira.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

PRÉMIO BISSAYA BARRETO 2014


Pequeno Livro das Coisas (Caminho), escrito por João Pedro Mésseder e ilustrado por Rachel Caiano, venceu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014. Sendo um dos critérios a valorização estética das obras, o prémio, no valor de cinco mil euros, será dividido pelos dois autores. Ver notícia aqui. Para espreitar o livro por dentro, o blog Hipopótamos na Lua já deu uma valente ajuda.

PINA & COMPANHIA



Para arrumar na estante, eventualmente ao lado de O Senhor Pina, o terceiro volume da colecção Vozes e rostos da literatura infantojuvenil portuguesa, que antes se debruçou sobre a obra de Luísa Ducla Soares e Vergílio Alberto Vieira. Editado pela Tropelias & Companhia, Coisas que não há: sobre a escrita de Manuel António Pina, contou com a organização de Sara Reis da Silva e João Manuel Ribeiro, compreendendo uma série de textos de investigação e uma entrevista a que até aqui não era fácil aceder. 

domingo, 4 de maio de 2014

O SENHOR PINA: PRÉMIO SPA 2014



Soube ontem pelo anúncio de página inteira do Expresso: O Senhor Pina, de Álvaro Magalhães e Luiz Darocha (ilustrações) foi distinguido este ano pela Sociedade Portuguesa de Autores na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Os outros dois nomeados: O Rei Vai à Caça, de Adélia Carvalho e Marta Madureira (ilustrações) e... Irmão Lobo, de Carla Maia de Almeida e António Jorge Gonçalves (ilustrações). Este ano não há transmissão da entrega dos prémios pela RTP.

Sobre o fantástico O Senhor Pina, ver aqui, aqui, aqui e aqui.  Uma entrevista que fiz a Álvaro Magalhães, em Janeiro do ano passado, pode ser lida aqui e aqui.

sábado, 3 de maio de 2014

MAIS NOVIDADES DA ORFEU NEGRO




Além da chegada em português de David Wiesner, a Orfeu Negro tem na calha mais um livro de Oliver Jeffers, a estreia de Beatrice Alemagna no catálogo e também de Madalena Moniz, ilustradora do belíssimo Sílvio Domador de Caracóis, editado em 2010 pela Caminho, com texto de Francisco Duarte Mangas.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DAVID WIESNER NA ORFEU NEGRO


A editora Orfeu Negro vai publicar um dos autores mais conceituados no domínio da ilustração e do storytelling, o norte-americano David Wiesner (New Jersey, 1956). Vencedor por três vezes do Prémio Caldecott, que distingue o melhor álbum ilustrado editado no ano anterior, Wiesner é um exímio desenhador e um mestre na composição de narrativas visuais, recorrendo a pouco ou nenhum texto, sozinho ou em parceria com escritores. Art & Max, o livro a publicar brevemente em português, afasta-se da fantasia cinematográfica de Tuesday (e continuada em Hurricane e June 29, 1993), bem como da habilidosa metaficção de The Three Pigs; mas é um livro visualmente muito estimulante, ideal para quem queira explorar o tema das artes visuais. Oxalá que a Orfeu Negro possa trazer mais livros de Wiesner. O meu preferido é The Night of the Gargoyles (ver o post A Vida Interior das Gárgulas).

Antes que alguém mande retirar do YouTube, vale a pena ver aqui o pequeno filme de animação realizado por Geoff Dunbar e produzido por Paul McCartney, a partir do livro Tuesday. O site oficial de David Wiesner está aqui.