PRIMITIVOS, 1
«Os
Semai pensam que a agressividade é a pior das calamidades e a
frustração do outro, o mal absoluto. Resultado: não se mostram nem
ciumentos, nem autoritários, nem desdenhosos. Cultivam qualidades não
competitivas, são sobretudo passivos e tímidos e apagam-se, de bom
grado, perante os outros, homens ou mulheres. Pouco preocupados com a
diferença dos sexos, não exercem qualquer pressão sobre os rapazes para
que se distingam das raparigas e se tornem pequenos duros.»
(in XY - A Identidade Masculina, de Elisabeth Badinter, ed. Asa, 1996;
citando a obra de Robert K. Dentan, The Semai: a Non Violent People of
Malaysia)
Sem comentários:
Enviar um comentário