domingo, 28 de setembro de 2008

O CROMO DA MINHA VIDA


Em 1976, tive uma paixão revolucionária. De turbante e sabre em punho, Sandokan afrontava o imperialismo britânico, protagonizado pelo odioso Lord Brooke. Depois da série de televisão, veio a colecção de cromos. Se Sandokan era o sex-symbol para uma aventura, Ianes, o tipo easy going, era o cromo com quem se quer passar o resto da vida. Que ele fosse português, parecia-me extraordinário. Mais ainda, de origem nobre, o arrepio final. Ainda hoje sei de cor a legenda que acompanhava a figura:

“Português, de origem nobre, atravessou meio mundo antes de alcançar Mompracem e de se tornar no melhor amigo de Sandokan. Aventureiro temido, com um passado misterioso, leal, generoso, está sempre pronto para a aventura e sempre com o sorriso nos lábios.”

Já não se fazem cromos assim.

1 comentário:

Sílvia Mota Lopes disse...

ainda tenho a caderneta. "O tigre não morreu! A notícia corre toda a costa à velocidade de um relâmpago. Todos ficam a saber: pescadores, camponeses das cabanas mais isoladas, dos arrozais...Perdeu-se uma batalha e uma grande dor quase ía matando o Tigre, mas Sandokan reencontrou a força para viver, a vontade de lutar, de oferecer de novo a Mompracem, o seu papel de ilha de esperança, de lenda indestrutível. Sim, Sandokan está pronto a lutar com o seu amigo Ianes e com os seus novos amigos "tigres".
Sandokan recorda, pois, a sua recente aventura: o grande veleiro destruído; o magnífico dia do seu regresso a Mompracem com uma rainha para o seu povo; Willian Fitzgerald, um grande homem que morreu para defender um sonho impossível; Lord Guillonk, incapaz de compreender a sobrinha bem amada, agora só com a sua dor, em Labouan; lord james Brooke, fiel aos seus princípios até ao fim; e finalmente, uma recordação mais forte que todas: uma encantadora jovem de longos cabelos loiros, uma rapariga corajosa, cujo nome se tornou numa lenda: Marianne,a " pérola de Laboun"...
só tenho a parte debaixo do Ianes só tinha metade do cromo agora já tive a oportunidade de ver o cromo por inteiro..beijinhos
sim estou a enriquecer e a Carla tem contribuído para isso.
obrigada!