The Lying Carpet
David Lucas
Andersen Press
Um belo e estranho livro cuja ambiguidade começa no título e no duplo sentido de "lying", remetendo quer para a ideia de mentira quer de quietude. Com texto e ilustrações de David Lucas, The Lying Carpet conta a história de dois objectos presentes no salão de uma casa nobre inglesa: a estátua alegórica de uma criança a ler (Hope) e um tapete de pele de tigre, provável troféu de uma caçada na Índia. Provável porque, neste cenário de um tempo suspenso no maravilhoso, tudo se joga entre a verdade e a mentira; o tigre representando a voz adulta, literalmente esvaziada de felicidade, e a menina o impulso evolutivo de todas as crianças. Ela quer saber por que razão está ali e que destino vai ter; ele mente "porque a verdade é tão difícil de acreditar". O diálogo estabelecido entre ambos, sempre a derrapar nos equívocos da linguagem, é matéria para grandes interrogações. David Lucas, um dos dez melhores ilustradores ingleses eleitos pela campanha The Big Picture, conta esta parábola numa paleta de variações cinzentas entre o preto e o fundo creme das páginas, como um conto de fadas vindo das sombras do mundo.
(Texto publicado na LER nº78)
David Lucas
Andersen Press
Um belo e estranho livro cuja ambiguidade começa no título e no duplo sentido de "lying", remetendo quer para a ideia de mentira quer de quietude. Com texto e ilustrações de David Lucas, The Lying Carpet conta a história de dois objectos presentes no salão de uma casa nobre inglesa: a estátua alegórica de uma criança a ler (Hope) e um tapete de pele de tigre, provável troféu de uma caçada na Índia. Provável porque, neste cenário de um tempo suspenso no maravilhoso, tudo se joga entre a verdade e a mentira; o tigre representando a voz adulta, literalmente esvaziada de felicidade, e a menina o impulso evolutivo de todas as crianças. Ela quer saber por que razão está ali e que destino vai ter; ele mente "porque a verdade é tão difícil de acreditar". O diálogo estabelecido entre ambos, sempre a derrapar nos equívocos da linguagem, é matéria para grandes interrogações. David Lucas, um dos dez melhores ilustradores ingleses eleitos pela campanha The Big Picture, conta esta parábola numa paleta de variações cinzentas entre o preto e o fundo creme das páginas, como um conto de fadas vindo das sombras do mundo.
(Texto publicado na LER nº78)
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