Corgo, Tâmega, Tua, Sabor, Barca d’Alva, Vouga, Lamego, Dão, Lena, Lousal, S. Domingos e outras mais. “Nos últimos 20 anos, Portugal perdeu mais de 700 km de vias férreas, desactivadas em nome da boa gestão, do controlo do défice e dessa abstracção onde tudo cabe chamada progresso. À evidência, nem o país ficou mais rico, nem as populações mais bem servidas.” Em Espanha, cerca de 1300 km de linhas de via estreita, de características e idade semelhantes, foram recuperadas e servem hoje de suporte para comboios turísticos, como é o caso do Transcantábrico. Os espanhóis devem pensar que somos uns incompetentes e têm toda a razão. Sobre este tema, a SIC emitiu uma reportagem no início do mês que continua a poder ser vista online. Chama-se, precisamente, "Fim de Linha". As declarações do responsável da Refer, em pose de quem vai de férias ainda nesse dia e se está nas tintas para o assunto, deviam envergonhar a empresa. E mais uns senhores que gravitam acima dela. A ver obrigatoriamente; por exemplo, no blogue Menos Um Carro.
(Pelas Linhas da Nostalgia – Passeios a pé nas vias férreas abandonadas, de Rui Cardoso e Mafalda César Machado, Ed. Afrontamento, 2008)
(Pelas Linhas da Nostalgia – Passeios a pé nas vias férreas abandonadas, de Rui Cardoso e Mafalda César Machado, Ed. Afrontamento, 2008)
4 comentários:
Fiz o percurso de Barca D'Alva começando do lado espanhol. É maravilhoso e devia ser aproveitado para turismo. Masi detalhes em http://rotadostuneis.wordpress.com
Vou voltar ao Douro em Outubro, desta vez em férias e para o lado do Douro Internacional. É uma dica que levarei comigo. Obrigada.
Lamego nunca teve comboio!
Pois não. Lamego teve, sim, uma linha e uma estação projectadas, mas o plano foi abandonado nos anos 1930. A palavra aos autores:
"Este percurso ferroviário é diferente de todos os outros referidos neste livro, pois corresponde a uma linha que, embora construída, nunca chegou a ser explorada. (...) "Este itinerário em concreto, numa primeira fase, ia da Régua a Lamego, devendo prosseguir para sul, de forma a ter ligação em Viseu com as linhas do Dão e do Vale do Vouga. Na Régua esta nova linha interligaria com a via larga (Linha do Douro) e com a via estreita (Linha do Corgo até Vila Real e Chaves) (...) "Subsiste, apesar de tudo, um troço de 5 km que justifica o passeio. Desenvolve-se entre a antiga ponte ferroviária sobre o Douro, a ponte sobre o rio Varosa, o cruzamento com a EN2 e prossegue durante alguns quilómetros pelo meio da vinha, com belas vistas sobre a Régua e o Douro."
Agradeço ao leitor o reparo.
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