quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A MINHA RENTRÉE


O primeiro curso de Pós-Graduação em Livro Infantil na Universidade Católica chegou ao fim. Quase um ano de trabalho extra sem leituras recreativas (Bolaño? Stieg Larsson? Não me façam rir), muita comida pré-cozinhada, escassas idas ao cinema, namoro parcimonioso, férias inexistentes, saídas à noite controladas, almoços adiados, jantares recusados e aniversários esquecidos. Um ano muito chato, está bem de ver. “All work and no play makes Jack a dull boy”, e apetece-me sacar do machado enquanto escrevo isto.

Mas agora acabou. Estou pronta para a rentrée, com o espírito da passagem de ano. Se o Lou Reed diz que há Natal em Fevereiro, eu digo que 2009 começa em Setembro. Está na hora de abrir a garrafa de champanhe – ou um sauvignon blanc da Nova Zelândia – e comemorar o fim desta long and winding road. A vida está prestes a recomeçar. Vou oferecer-me cinco sessões de float-in e reaprender as técnicas de respiração ayurvédicas. Vou ao cabeleireiro e à manicure. Vou ler compulsivamente sete romances de seguida. Vou entrar numa sessão de cinema das 11h30 e correr as salas todas até ser expulsa pelos seguranças, já para lá de Bagdad. Vou ficar a ver em loop todas as séries da Fox. Vou correr as persianas, pôr um CD com ruídos de chuva, fazer um Darjeeling Tea voltar a Reviver o Passado em Brideshead. Depois? Depois vou limpar a mesa de trabalho, reorganizar o escritório, arrumar o sótão, marcar consulta no dentista, dar desparasitante aos gatos, ler os últimos 300 comentários no Facebook, escrever todos os dias no Jardim Assombrado, propor ideias para artigos, regressar às crónicas no Blogtailors, trabalhar num novo conto e dedicar-me àquele projecto de escrita que me vai ocupar até Maio de 2010. Que grande canseira que isto vai ser.

(Ilustração de Quint Buchholz.)

2 comentários:

Anónimo disse...

My feelings exactly!!
Bj
Paula

sweety disse...

Finalmente, ufa! beijos