segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AVES MIGRATÓRIAS


Há histórias com tanto para dizer que se transformam em exposições. É o caso de A História do Zeca Garro, um livro sobre as características aves dos Açores, assinado por Filipe Lopes e Carla Goulart Silva – com ilustrações de Bernardo Carvalho, um dos artistas da editora Planeta Tangerina. A exposição, que vai percorrer diversas ilhas do arquipélago açoriano e chega ao território continetal em 2010 (Aveiro, Famalicão, Miranda do Corvo e Fundão, entre outros locais), descreve o processo completo de concepção e feitura da obra e pretende “contribuir para o conhecimento e preservação de uma espécie protegida e, em simultâneo, estimular o gosto pelos livros”. Para saber um pouco mais sobre estes pássaros, alvo de uma campanha de preservação há mais de uma década, eis alguns dados:

“O cagarro é uma ave migratória cuja maioria da população mundial (cerca de 75%) escolhe esta região insular para nidificar. Características muito próprias como o facto dos progenitores apenas terem uma cria por ano e de partirem para migração antes deste conseguir voar tornam a espécie vulnerável, nomeadamente pela atracção que os juvenis sentem pela luz, o que faz com que muitos sejam atropelados nas estradas quando se dirigem para o mar. A Campanha SOS Cagarro mobiliza centenas de voluntários que patrulham as estradas costeiras à noite, recolhendo aves feridas.”


Para outras informações complementares, pedidos de envio de livro ou de imagens, contacte através do email mail@ocontadordehistorias.com ou pelo telefone 918569662.

Sem comentários: