domingo, 4 de outubro de 2009

LIVROS COM BICHOS DENTRO - UM GUIA









Eis uma parte do artigo publicado hoje na Notícias Magazine, a propósito do Dia Mundial do Animal. Muitos mais livros poderiam fazer parte desta lista, mas um guia de sugestões de leitura é isso mesmo: selectivo. Gostaria de ter intercalado cada capa com o respectivo texto, mas a minha habilidade informática não tem unhas para tal. E também não consigo descolar este parágrafo do título do livro que vem a seguir. Blogger irritante. Grrrrrrrrr!

Vamos Fazer Amigos
Adam Relf
Ambar

«Como se faz um amigo?», pergunta a Raposinha. Juntar ramos e frutos em forma de espantalho não é suficiente, mas com a ajuda de um esquilo e um coelho descobre-se o inesperado. Uma história com profundidade emocional, contada com ilustrações que provocam empatia imediata nas crianças.

Aldo
John Burningham
Caminho

Na nova colecção de livros de capa mole da Caminho está um dos maiores autores em língua inglesa, John Burningham. A temática do amigo imaginário – um coelho chamado Aldo – é aqui retratada com grande acutilância e sensibilidade.

Macário Dromedário
Rachel Chaundler (texto)
Bernardo Carvalho (ilustrações)
OQO

Um dromedário, porventura demasiado sensível, perde a bossa de tanto chorar e só a recupera com um acto inaugural de coragem. As cores e o traço expressivo de Bernardo Carvalho estão de acordo com a força do pequeno Macário.

O Porco Muda de Casa
Claudia Fries
Ambar

Richard Scarry, autor de Palavras em Bicha com Todos os Bichos, dizia que usava animais como personagens para eliminar os estereótipos raciais. Um conceito que também se aplica neste livro, onde o problema da xenofobia é tratado com inteligência e humor.

Dança Quando Chegares ao Fim
Richard Zimmler (texto)
Bernardo Carvalho (ilustrações)
Caminho

«Pensa bem no teu plano/ Recomenda o tucano!» «Não sejas resmungão e chato/ Dizem o camaleão e o pato!» «Faz caretas ao espelho/ Sugere o escaravelho!» Com bom humor e uma pitada de nonsense, estes «bons conselhos de amigos animais» são para levar a sério. Eles sabem muito, ainda que não falem.

Poemas com Animais
Vários autores
Pedro Pires (ilustrações)
Gailivro

Para ler ou ouvir no CD em anexo, poetas portugueses, brasileiros e moçambicanos, numa antologia organizada e declamada por José Fanha. António Osório, Nuno Júdice, António Botto e Eduardo Guerra Carneiro são alguns dos nomes. Não esperem encontrar o mais óbvio.

A Charada da Bicharada
Alice Vieira (texto)
Madalena Matoso (ilustrações)
Texto

O livro vencedor do último Prémio Nacional de Ilustração é uma trama engenhosa e bem urdida entre palavras e imagens. É nestas últimas que se encontram as respostas para as adivinhas lançadas por Alice Vieira, sempre com os animais em pano de fundo. Genial.

Nascer – Animais Extraordinários
Xulio Gutiérrez (texto)
Nicolas Fernández (ilustrações)
Kalandraka

A particularidade deste livro informativo é dedicar-se a um aspecto da vida animal que suscita grande curiosidade e fascínio: o nascimento. O elefante, o cavalo-marinho, o macaco bonobo, o cuco, o bicho-da-seda e a abelha figuram entre as espécies mais surpreendentes.

Os Animais Fantásticos
José Jorge Letria (texto)
André Letria (ilustrações)
Ambar

O centauro, o dragão, a salamandra, o lobisomem, a serpente marinha, o ogre, o ciclope… Estes animais (ou quase animais) são da espécie inventada e também têm as suas histórias para contar. Sem dúvida, um dos melhores livros da dupla Letria, pai e filho.

Perto
Natalia Colombo
Kalandraka

O senhor Pato e o senhor Coelho cruzam-se todos os dias, mas nunca chegam a encontrar-se. O não dito tem mais força do que as morais sublinhadas no final de tantos livros. Um picture book premiado com uma abordagem original ao tema da amizade vs. solidão, desafiando a capacidade de pensar além das aparências.

2 comentários:

leonor disse...

também incluiría este: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_li_fichaLivro&id=1218
gosto muito da traça.

Carla Maia de Almeida disse...

Ficaram muitos de fora, imerecidamente. Esse foi um deles. Um abraço.