quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

DOIS PESSOAS



Um, aqui citado ontem, pertence à nova chancela da Kalandraka e tem a particularidade de ser ilustrado por Pedro Proença, ao fim de um "ano e meio em busca de uma solução satisfatória". O resultado foi "uma junção de métodos pessoais", sustentado "numa espécie de colagens geométricas feitas com papéis transparentes directamente no scanner de um modo aleatório. Ao mesmo tempo, recolhi detectivescamente desenhos de Fernando Pessoa, tipografias das suas primeiras edições, ou títulos e anúncios de revistas em que ele publicou." Espelhando o nome da colecção (Treze Luas), a antologia recolhe treze poemas de Fernando Pessoa e seus principais heterónimos – Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis –, segundo uma selecção pessoal da editora da Kalandraka, Margarida Noronha, e do próprio artista plástico.

Da Guerra & Paz surge outra recente antologia poética, desta vez cruzada pelo tema da viagem. Conceito e posfácio pertencem a Manuel S. Fonseca, que convocou "o empregado comercial Fernando Pessoa, o mestre Alberto Caeiro, os dois discípulos, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, e ainda o ajudante de guarda-livros Bernardo Soares" para integrarem uma associação secreta (e imaginária) de viajantes unida por um só lema: "Para que precisa de viajar com o corpo quem tão bem viaja com a alma!".

Álvaro de Campos, "o viajante dramático"; Alberto Caeiro, "viajante do lugar onde está"; Ricardo Reis, "o viajante imóvel"; e Fernando Pessoa, "viajante de si mesmo", eis os incansáveis globe-trotters que, diz ainda Manuel S. Fonseca, nenhuma actual agência de viagens aceitaria "e até para voos low cost seriam imprestáveis viajantes".

Da escolha do formato ao papel das guardas, duas edições feitas com esmero e em que se nota todo o amor aos livros, esses obscuros objectos de desejo sempre generosos ao tacto, o mais esquecido dos cinco sentidos.

2 comentários:

Manuel S. Fonseca disse...

Carla Maia de Almeida, agradeço-lhe a referência ao Livro de Viagem. Que lhe tenha agradado dá-nos, à guerra e paz editores e a mim, muita satisfação.
Manuel S. Fonseca

Carla Maia de Almeida disse...

Serei apenas um dos muitos leitores a quem o livro agradou, também pelas imagens vintage. Aguardo o próximo projecto.