segunda-feira, 9 de agosto de 2010

OS POSTAIS FORAM DE FÉRIAS


“Não foi assim há tanto tempo que perdemos o hábito de enviar postais de férias, um dos mais saborosos rituais de Verão com o seu quê de frivolidade. Escrevia-se sem preocupações de rigor nem eloquência: «Chegámos bem, os miúdos adoram a piscina, um abraço». Agora que as caixas de correio são domínio quase exclusivo de cartas impressas, contas por pagar e publicidade ao take-away da esquina, sente-se a falta dessas notícias sazonais que nos traziam a lembrança de alguém através de uma letra manuscrita. Ou seria antes a lembrança de nós, num lugar estranho às nossas circunstâncias? Os postais de férias têm esse lado paradoxal, ambíguo e sempre subjectivo, sustentado pelos fios da memória que ligam o remetente ao destinatário. Gostamos de receber postais de férias porque nos lembramos dos outros ou porque os outros se lembraram de nós?

Uma coisa é certa: nos postais de férias não havia espaço para más notícias. Ninguém se dava ao trabalho de enviar vistas de Honolulu para depois registar, num acesso de mesquinhice, que o serviço de hotel era péssimo e que mais valia ter ficado em casa. Os prazeres da viagem, o tempo ameno, a tentação do ócio – eis alguns dos tópicos adequados ao rectângulo em branco do postal.

Por vezes, a tarefa já estava facilitada. Por volta de 1890, na Alemanha, surgiu a moda dos postais ilustrados que se iniciavam com a frase «saudações de…» (seguia-se o nome da cidade). Restava apenas completar o sentimento previamente inscrito, também na variante «recordação de…» ou outras mais calorosas. Só por esse exorcismo da negatividade, e também pelo espírito de síntese que nos obrigam a cultivar, os postais mereciam continuar a fazer parte dos nossos mais sólidos compromissos de Verão – como andar descalço na praia ou adormecer numa rede.

Estamos em Agosto. Ainda não é tarde para recuperar o tempo perdido.”

(Texto publicado na edição de 8 de Agosto da Notícias Magazine, revista de domingo no DN e JN, na secção "Nostalgia".)

3 comentários:

Luciana Ferreira disse...

No seguimento deste texto, deixo o seguinte endereço www.postcrossing.com

Trata-se de um projecto de troca de postais em todo o mundo. Em Portugal há uma significativa comunidade de postcrossers.

Afinal, ainda há postais que não foram de férias.

:)

Carla Maia de Almeida disse...

Muito obrigada!

carmen zita disse...

Ainda este verão escrevi e enviei um postal quando fui de férias. Quis mostrar aos meus filhos todo o ritual da escolha do postal, da escrita, da escolha dos factos mais interessantes e positivos a registar, da compra do selo e do envio em si. Acho que foi tão bom para nós como para quem o recebeu.