quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BOCAGE ILUSTRADO


“Esta antologia poética de Bocage, ilustrada pelo artista plástico André da Loba, destina-se ao público em geral e, muito em particular, ao leitor juvenil.

A explicação é simples. Bocage era, até há cerca de dez anos, um poeta lido e estudado no Ensino Secundário. Mas uma das muitas reformas baniu-o do convívio com os jovens portugueses (que já não associam o Bocage das anedotas ao Bocage poeta).

No curto espaço desta apresentação não podemos fazer uma crítica às políticas que têm apagado dos programas de Português e da memória colectiva nomes incontornáveis da literatura portuguesa. Devemos, contudo, sublinhar bem que Bocage não pode ser esquecido. Ler este poeta é entrar na alma humana, nos seus mistérios, seus desejos e contradições.

Daí estes treze poemas e ilustrações, que nos convidam a explorar o imaginário de Bocage. Conhecer estes sonetos é já, em parte, evocar a vida de um homem e de um poeta apaixonado, exaltado, rebelde, insatisfeito, perseguido, como ele próprio nos diz, pelo mesmo ‘fado’ que atormentou Camões.”

(Excerto do posfácio de Carlos Nogueira à Antologia Poética de Bocage ilustrada por André da Loba. Como já falámos num post anterior, trata-se de uma edição recente da Faktoria K de Livros, chancela da Kalandraka não especialmente dedicada aos mais novos – mas também – que desmitifica uma ideia feita: a maturidade do leitor exclui o direito à fruição de bons livros ilustrados, aparentemente para crianças. Não, não exclui. Esta é a prova.)

Sem comentários: