terça-feira, 29 de março de 2011

O PRÓXIMO LIVRO



Não tem ainda título definitivo. É um picture book e foi escrito em Outubro do ano passado, em Can Serrat (Barcelona), durante a residência da DGLB. Não podia falar dele, aqui, até que encontrasse o seu ilustrador; era como se me apropriasse de qualquer coisa ainda ausente. Agora sim. Conheci o Alexandre Esgaio por um daqueles acasos, na Feira do Livro de 2009 – mais precisamente, no pavilhão da Antígona. Com os livros por ascendente, esta dupla há-de prolongar-se noutros livros, assim o espero. Existe já outro projecto na calha, também engendrado em Barcelona, mas sobre isso falaremos no devido tempo. Para já, fica um "esboço" feito pelo Alexandre, que me lembra a dualidade de O Império das Luzes, de Magritte, um dos meus quadros preferidos. E o livro fala de quê? De casas. De casas e dessa ideia tão bem condensada por Sophia de Mello Breyner, que anotei durante o recente colóquio da Gulbenkian: “Primeiro moramos nas casas. Depois, quando as perdemos, elas moram-nos.”

6 comentários:

Unknown disse...

e quando é que podemos botar os olhos nessa maravilha????
vá sabes que sou uma "piquena" inquieta... já estou em pulgas :)
BJS

Carla Maia de Almeida disse...

Na rentrée, minha querida... Vais ter de segurar as pulgas. Mas depois... Uau! :-) Bjs

angelina maria pereira disse...

A ilustração promete e a ideia inspiradora ainda mais! Cá estamos à espera 'com os dentes como ossos' (conhece o sentido desta expressão?)!

Carla Maia de Almeida disse...

Obrigada, Angelina. "Com os dentes como ossos"... Não faço ideia. E o Dicionário de Expressões Populares Portuguesas não me esclarece. Quer contar?

dora disse...

Uma ( boa ) espera ... Setembro?

Carla Maia de Almeida disse...

Setembro... Outubro... Por aí. :-) Beijinhos