segunda-feira, 24 de outubro de 2011
SWISS COUNTRYSIDE
Tínhamos seis, sete, nove anos, por aí. A Heidi só tinha cinco quando a Tia Dette a deixou com o Avô, no alto da montanha. Ao princípio achámos que aquilo não ia correr bem, as sobrancelhas dele estremeciam quando falava, era mau sinal. Depois, passou. A Heidi usava sempre o mesmo vestido cor-de-rosa com corpete e cordões à frente, cruzados; nós tínhamos botões e fecho éclair, era diferente. Vestíamos casacos de lã feitos à mão e pullovers de gola em «V» com a camisa a aparecer por baixo, estilo orelhas do Dumbo. As mães não se preocupavam em mandar-nos para a escola com as meias a condizer com as calças, nem sabiam o que era roupa de marca, de modo que nas fotografias de grupo parecíamos todos iguais, apesar da sobreposição de riscas, losangos e xadrez. Estávamos em 1976 quando a Heidi passou na televisão, a moda era terrível, os Natais sucediam-se e não havia maneira de as mães nos darem um Kispo. Algumas insistiam em cortar-nos o cabelo em casa, com a franja à Mireille Mathieu, e tínhamos de nos conformar com aquilo, e também com camisolas interiores que picavam, sobretudo depois de correr muito. E então? A Heidi teve de calçar sapatos quando foi viver para Frankfurt – e a Menina Rottweiler, ou Rottenmeier, fez-lhe a vida negra. Também, com um nome daqueles, estava-se mesmo a ver. Coisas boas: os adultos não achavam estranho que andássemos à bulha com outros miúdos, sabiam que aquilo passava depressa. Deixavam-nos picotar com alfinetes em cima de uma placa de esferovite sem ficarem logo histéricos. Brincávamos na rua e no quintal, sozinhos. As mães queriam-nos limpos, alimentados e com as vacinas em dia, a partir daí que tratássemos de ser felizes. E éramos. Éramos, pois.
(Texto publicado na edição de 23 de Outubro da Notícias Magazine, revista de domingo do DN e JN, na secção "Nostalgia".)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
que saudades! eu tive a boneca, linda, linda! deu-me a minha tia e tive também as revistas todas...onde elas estão????? quero de volta!!! a única coisa que tenho agora são fotografias com ela:-( ai que tempo a minha mãe dizia que tudo me picava ...as camisolas interiores e as boinas que ela me fazia...que comichão na cabeça!!!! obrigada !!!!
Sílvia Mota Lopes
Curioso (como as crianças pequenas) vim "espreitar"...
Ainda não vi tudo. Mas do que vi... gostei!...
Deste texto a "cheirar" a nostalgia...
Obrigado por este "pedacinho"...
António Serra
Obrigada, Sílvia. Obrigad, António. Um abraço a ambos.
:) que bonito e que saudades desse picotado. :)
Enviar um comentário