quarta-feira, 10 de abril de 2013

APRESENTO-VOS O 'IRMÃO LOBO'



Com o país em estado de sítio e o mundo de olhos postos num tarado que brinca às guerras, há um certo pudor em manifestar alegria. Mas não devia ser assim, porque isso é fazer o jogo de quem nos quer ver frágeis e oprimidos. Portanto, aqui vai: tenho um livro novo e não podia estar mais contente. Porque tem a chancela do Planeta Tangerina e porque foi ilustrado pelo António Jorge Gonçalves, que acreditaram nele mesmo quando só tinha dez páginas. Foi uma das provas de generosidade mais importantes que já tive e estou-lhes profundamente grata.

Irmão Lobo. Esta história começou a formar-se na minha cabeça em Outubro de 2010, pouco antes de partir para a residência da DGLB, em Can Serrat, Barcelona. Ao longo de um ano e meio fui tomando notas e deixando que as personagens entrassem na minha vida – aliás, sempre lá estiveram. Malik, Alce Negro, Blanche, Fóssil, Miss Kitty, Bolota, Kalkitos: são todos uma parte de mim e da minha família mais íntima, real e imaginária.

Escrevi-o durante o último Verão, em estado de absoluta entrega, aproveitando uma fase de pouquíssimo trabalho jornalístico. Dantes, o Verão costumava ser bom para os freelancers; já não é. Mas há males que vêm por bem.

É um «romance juvenil»? Digamos que sim, para facilitar. Eu preferia que o lessem sem essas baias. É um romance deste tempo terrível que andamos a viver, isso sem dúvida. É também um romance on the road, em parte. A história de uma família que se desagrega pela falta de dinheiro e de sentido, contada a duas vozes alternadas: uma, quando a protagonista tem 15 anos; a outra, aos oito, num flash-back que recorda a estranha aventura passada na infância, em viagem por um país consumido pelo fogo. A abrir, versos do grande Johnny Cash, Ring of Fire. Porque acredito na imortalidade do rock'n'roll.

Espero mesmo que gostem. Era só meu. Agora, é vosso.

4 comentários:

sara disse...

muitíssimo curiosa

sw disse...

Parabéns, Carla!
Eu nem preciso de saber mais nada, já está no topo da minha lista. Quando estará à venda?

Margarida Costa disse...

Olá Carla
Um lobo, vindo de ti (Adolfo, anjo lobo inesquecível...) será certamenteextraordinário. Vou oferecer ao Artur, leitor ainda (sempre)resistente...
Sucesso para este novo livro!
Margarida

Carla Maia de Almeida disse...

Obrigada. Que o Irmão Lobo esteja convosco. :-)