quarta-feira, 10 de abril de 2013
APRESENTO-VOS O 'IRMÃO LOBO'
Com o país em estado de sítio e o mundo de olhos postos num tarado que brinca às guerras, há um certo pudor em manifestar alegria. Mas não devia ser assim, porque isso é fazer o jogo de quem nos quer ver frágeis e oprimidos. Portanto, aqui vai: tenho um livro novo e não podia estar mais contente. Porque tem a chancela do Planeta Tangerina e porque foi ilustrado pelo António Jorge Gonçalves, que acreditaram nele mesmo quando só tinha dez páginas. Foi uma das provas de generosidade mais importantes que já tive e estou-lhes profundamente grata.
Irmão Lobo. Esta história começou a formar-se na minha cabeça em Outubro de 2010, pouco antes de partir para a residência da DGLB, em Can Serrat, Barcelona. Ao longo de um ano e meio fui tomando notas e deixando que as personagens entrassem na minha vida – aliás, sempre lá estiveram. Malik, Alce Negro, Blanche, Fóssil, Miss Kitty, Bolota, Kalkitos: são todos uma parte de mim e da minha família mais íntima, real e imaginária.
Escrevi-o durante o último Verão, em estado de absoluta entrega, aproveitando uma fase de pouquíssimo trabalho jornalístico. Dantes, o Verão costumava ser bom para os freelancers; já não é. Mas há males que vêm por bem.
É um «romance juvenil»? Digamos que sim, para facilitar. Eu preferia que o lessem sem essas baias. É um romance deste tempo terrível que andamos a viver, isso sem dúvida. É também um romance on the road, em parte. A história de uma família que se desagrega pela falta de dinheiro e de sentido, contada a duas vozes alternadas: uma, quando a protagonista tem 15 anos; a outra, aos oito, num flash-back que recorda a estranha aventura passada na infância, em viagem por um país consumido pelo fogo. A abrir, versos do grande Johnny Cash, Ring of Fire. Porque acredito na imortalidade do rock'n'roll.
Espero mesmo que gostem. Era só meu. Agora, é vosso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
muitíssimo curiosa
Parabéns, Carla!
Eu nem preciso de saber mais nada, já está no topo da minha lista. Quando estará à venda?
Olá Carla
Um lobo, vindo de ti (Adolfo, anjo lobo inesquecível...) será certamenteextraordinário. Vou oferecer ao Artur, leitor ainda (sempre)resistente...
Sucesso para este novo livro!
Margarida
Obrigada. Que o Irmão Lobo esteja convosco. :-)
Enviar um comentário