sexta-feira, 31 de maio de 2013

IRMÃO LOBO BOBO

AMANHÃ E TODOS OS DIAS


ANTÓNIO MOTA É CANDIDATO AO PRÉMIO ALMA

am.jpg

Homenageando a autora de Pippi das Meias Altas, o ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award) foi criado em 2003 pelo governo sueco. Trata-se do prémio mais valioso ligado à escrita, ilustração e promoção da literatura infanto-juvenil: cerca de 542 mil euros. Valioso, também, no que toca ao prestígio, embora não tanto como o Andersen, considerado o "Nobel" para escritores e ilustradores deste campo literário. Depois da escolha para o Prémio Ibero-Americano, este ano, a DGLAB propôs a candidatura de António Mota, justificando assim a sua opção:


"António Mota é um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude. O caráter da sua obra tem a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal. Não tendo o seu trabalho, pelo menos até ao momento, sido objeto de muitas traduções, razão que pode talvez encontrar-se na sua natureza mais permanente e duradoura, discreta e sensível, como as mensagens que, independentemente dos tempos, dos contextos, queremos eternizadas ao longo de todas as gerações, ao longo de todos os crescimentos de todas as crianças, é esta mesma qualidade que defendemos como universal e rara. Eis o motivo por que entendemos que a escrita de António Mota integra o espírito do ALMA."


(O Jardim Assombrado subscreve inteiramente e promete um ramo de flores silvestres a António Mota, se ganhar. Se não ganhar, também!)

sábado, 25 de maio de 2013

HOJE, LANÇAMENTO NA GALERIA MONUMENTAL


O Irmão Lobo passou pelo programa Liliput, de Sandy Gageiro (Antena 1). Ouvir aqui

Últimos uivos na blogosfera: 

"Não pode ser de leitura obrigatória porque todos sabemos que a obrigação contribui seriamente para matar a leitura. Mas, arrisco dizer, estará no top três dos livros infanto-juvenis de 2013. Irmão Lobo é avassalador na abordagem, na construção das personagens, na progressão narrativa." (O Bicho dos Livros)

"Irmão Lobo não é um livro para crianças, jovens de idade menor nem categoria nenhuma. Irmão Lobo é um livro para nós, maior e imensurável quando a pessoa é singular, reflexo da viagem das vísceras arteriais que ligam sempre, sempre ao coração." (Not quite sun, not quite the moon)

terça-feira, 21 de maio de 2013

33 ILUSTRADORES 33


Uma exposição com 33 ilustradores portugueses, comissariada por Jorge Silva e integrada no XV Festival do Clube de Criativos de Portugal, inaugura amanhã na Central Station (antiga estação dos CTT, ao Mercado da Ribeira, Lisboa). E nós a pensar que andava tudo meio morto. Único senão: só fica cinco dias. Ver no blogue Letra Pequena.

CURSO DO CNC EM DIFERIDO

O blog O Bicho dos Livros anda a seguir o curso do Centro Nacional de Cultura ("O Papel Histórico da Literatura Infanto-Juvenil"), orientado pela editora e escritora Rosário Alçada Araújo, e tem deixado extensos posts sobre a matéria dada. Sigamos o Bicho.

sábado, 18 de maio de 2013

PALAVRAS PARA QUE VOS QUERO


Quem esteve na abertura do 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil - Palavras para que vos quero, ontem de manhã, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto), não deu o seu tempo por perdido.  Durante cerca de uma hora, Jorge Silva, designer e director de arte, proporcionou uma breve lição de história da ilustração para a infância em Portugal, recolhendo exemplos do passado para ilustrar (literalmente) questões do presente. Falou, por exemplo, da mistura fascinante entre o registo erudito e o registo simples ("a simplicidade é puro engano"), protagonizada por um Bernardo Marques; da vantagem das edições em que ilustradores são também responsáveis pela concretização gráfica dos seus livros, já conseguida por Gabriel Ferrão ("um dos ilustradores mais mal-amados") para as populares colecções da Majora; ou da necessidade de estes se tornarem marketeers das suas próprias criações, divulgando o seu trabalho e a sua imagem, como já o fazia Ana de Castro Osório no início do século XX.

Depois de um dia dedicado à ilustração, sábado é reservado à escrita e aos escritores. A partir das 10h00, António Mota, Manuel Jorge Marmelo, Francisco Duarte Mangas, Ana Saldanha e Álvaro Magalhães vão passar pelo auditório da biblioteca, bem como a jardineira de serviço neste blogue. Valter Hugo Mãe já não vem. O programa pode ser consultado aqui.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ONDJAKI GANHA O PRÉMIO FNLIJ



A Bicicleta Que Tinha Bigodes, de Ondjaki (Luanda, 1977), com ilustrações de António Jorge Gonçalves, ganhou o mais importante prémio literário brasileiro de literatura para crianças e jovens. Criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, secção brasileira do International Board for Young People (IBBY), teve a sua primeira versão em 1975. Publicado pela Caminho, o livro já tinha vencido o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, em 2012. Vale a pena rever o video do programa Ler Mais, Ler Melhor.

MAIS ALGUNS UIVOS RECENTES



«Ao contrário do que se possa supor, Irmão Lobo, editado pela Editora Planeta Tangerina, não é um livro infantil. Irmão Lobo é um livro sobre o amargo mundo dos adultos visto através da perspectiva fantasista e doce de uma criança.» Ler a crítica completa de Mário Rufino no Diário Digital, aqui.

O Irmão Lobo também passou pelo programa «À Volta dos Livros» (Antena 1), de Ana Daniela Soares… E ainda pelo «Escrever na Água» (RDP África), quase uma hora de conversa com a jornalista Fernanda Almeida. Ouvir aqui e aqui.

Adenda: ainda hoje, o Irmão Lobo foi "Livro do Dia" nas escolhas de Carlos Vaz Marques (TSF). Ouvir aqui.

'IRMÃO LOBO' ANDOU DE AVIÃO



«Escrevo este postal sentada entre as nuvens e a sueca - que agora tem um colar feito de almofada (juro que é verdade) e podia dizer que escolhi a refeição vegetariana porque é sempre certo que é a melhor nos aviões, ou porque é mais saudável, ou porque é menos um frango degolado; o que é certo é que a Miss Kitty teve grande influência sobre a minha escolha, não há como negá-lo.

Ela é a irmã que nunca tive e que procuro atabalhoadamente em cada uma das minhas amigas. O que vale é que o meu irmão é um belíssimo Fóssil, a minha mãe é uma Força da Natureza e o meu pai um Homem de Sol. Por isso, posso hoje ser uma Bolota feliz e, ao mesmo tempo, um furacão Blanche, o que é mesmo muito estranho.

Não perceberam? Pois é, terão de ler o livro.»

(Mas primeiro podem começar por ler o texto do blogue Prateleira-de-Baixo. Aqui.)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

'A LEBRE DE CHUMBO' CONTADA EM VOZ ALTA

«Era uma vez um país onde não faltava nada.» Começa assim a A Lebre de Chumbo, um livro que eu e o Alex Gozblau fizemos para a colecção da APCC. A história está agora online no Cata-Livros, onde pode ser folheada e ouvida em voz alta, mas só até metade... Querem saber como é que acaba? Não digo.

OS PRIMEIROS PACTOS


Ser Amigo, de Ariana Pappini (Kalandraka), é um picture book excelente para crianças pré-leitoras, capaz de conciliar o apuro estético com a simplicidade do texto. À atenção dos educadores de infância.

terça-feira, 14 de maio de 2013

ESTE ALCE É NOSSO


Na colecção Orfeu Mini, chega o sexto livro de Oliver Jeffers, vencedor do Prémio Irish Book Awards 2012 (melhor livro na categoria Júnior).

sábado, 11 de maio de 2013

ENTREVISTA AO CATA-LIVROS


Parte I e Parte II.

NOVA BIBLIOTECA EM LISBOA



Depois da passagem pela Escola Secundária Padre António Vieira, do 10º ao 12º anos, e do regresso como moradora (de 2005 a 2009), não tenho dúvidas em afirmar que Alvalade está no meu Top 3 de Lisboa. Fico muito contente com a reconquista de uma nova biblioteca para o bairro, inaugurada no último Dia Mundial do Livro: a Biblioteca Municipal dos Coruchéus. Estou ansiosa por visitá-la.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

CURSO DE LIVRO INFANTIL BOOKTAILORS


- Já te inscreveste no Curso de Livro Infantil Booktailors?
- Não... ainda estou a pensar...
- Estás armada em ursa?

HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS


Começa hoje e prolonga-se até amanhã, na Biblioteca Municipal de Pombal, o XI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. Na Universidade do Minho, em Braga, prossegue o III Ciclo de Actividades em Literatura para a Infância e Juventude. E daqui a uma semana, no Porto, a Biblioteca Almeida Garrett recebe durante dois dias o 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil – Palavras Para Que Vos Quero, do qual em breve falaremos com pormenor. Cliquem nos links para saber os programas e escolham a geografia mais próxima.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

'IRMÃO LOBO' NO CRIA CRIA E NO PALÁCIO DA LUA



“Irmão Lobo” assume a dimensão de dupla viagem iniciática em flashback – a da criança que é obrigada a crescer por força das dificuldades vividas por uma família em violenta desagregação; a da adolescente que se torna adulta ao olhar para a infância. Unindo estas duas numa só voz, surge Malik, o cão-lobo, pelo de neve e olhos claros: a força, sabedoria, lealdade, o mestre, mentor e guia. Aquele que entende e aquele que acredita e que nos faz acreditar que é possível – o nosso Irmão Lobo. (Ler no Cria Cria)

"irmão lobo" é atravessado pelo desencanto e pela tristeza, discretamente reforçados com a ilustração de antónio jorge gonçalves e com a autora a colocar-se ao lado e não acima do seu leitor, sem falinhas mansas nem falsas moralidades.
suponho que os adolescentes agradecem essa franqueza. (Ler no Palácio da Lua)

... e ainda no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares e no Bibliotecar (em actualização).

segunda-feira, 6 de maio de 2013

EMPREGOS PARA ESCRITORES


Adorava ter um emprego de restauradora de móveis antigos, jardineira ou cozinheira. Acredito que reflexão e trabalho braçal andam a par, e que as melhores ideias surgem quando não se pensa muito no assunto.

ENID BLYTON, A IMPASSÍVEL



Enid Blyton, sobre quem a Texto publicou recentemente uma biografia assinada por Alice Vieira, não era flor que se cheirasse. So what? À parte a minha fé (oscilante) no género humano, agrada-me que os escritores de livros para crianças possam revelar os mesmos defeitos de carácter que «os outros», habilitando-se unicamente a serem julgados no Supremo Tribunal da Literatura. Certo, certo é que a senhora Blyton escreveu mais de 700 livros, graças a um método de trabalho draconiano e a um patético alheamento da realidade, a começar pela família e a acabar no resto do mundo. Nos seus canhenhos pessoais de relatório & contas, escrevia assim, a 2 de Setembro de 1939: «Trabalhei o dia todo. Hoje a Alemanha invadiu a Polónia, por isso imagino que logo à noite estaremos em guerra.» Ler o artigo completo no The Guardian.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

O LOBO FAZ-SE À ESTRADA



O Planeta Tangerina está a oferecer três exemplares do Irmão Lobo. Só têm de olhar para a ilustração do António Jorge Gonçalves e responder à pergunta «onde leva esta estrada?», num texto livre que não pode ter mais de 2000 caracteres. Sigam as instruções aqui.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

'IRMÃO LOBO' NO HIPOPÓMATOS NA LUA



«Um livro intenso, que nos desassossega e que, à semelhança do que Malik faz com Bolota, nos continua a seguir...». O blogue Hipopómatos na Lua pegou no Irmão Lobo e levou-o para o jardim. Vejam aqui.

quarta-feira, 1 de maio de 2013