sexta-feira, 31 de maio de 2013
ANTÓNIO MOTA É CANDIDATO AO PRÉMIO ALMA
"António Mota é um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude. O caráter da sua obra tem a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal. Não tendo o seu trabalho, pelo menos até ao momento, sido objeto de muitas traduções, razão que pode talvez encontrar-se na sua natureza mais permanente e duradoura, discreta e sensível, como as mensagens que, independentemente dos tempos, dos contextos, queremos eternizadas ao longo de todas as gerações, ao longo de todos os crescimentos de todas as crianças, é esta mesma qualidade que defendemos como universal e rara. Eis o motivo por que entendemos que a escrita de António Mota integra o espírito do ALMA."
(O Jardim Assombrado subscreve inteiramente e promete um ramo de flores silvestres a António Mota, se ganhar. Se não ganhar, também!)
sábado, 25 de maio de 2013
HOJE, LANÇAMENTO NA GALERIA MONUMENTAL
O Irmão Lobo passou pelo programa Liliput, de Sandy Gageiro (Antena 1). Ouvir aqui.
Últimos uivos na blogosfera:
"Não pode ser de leitura obrigatória porque todos sabemos que a obrigação contribui seriamente para matar a leitura. Mas, arrisco dizer, estará no top três dos livros infanto-juvenis de 2013. Irmão Lobo é avassalador na abordagem, na construção das personagens, na progressão narrativa." (O Bicho dos Livros)
"Irmão Lobo não é um livro para crianças, jovens de idade menor nem categoria nenhuma. Irmão Lobo é um livro para nós, maior e imensurável quando a pessoa é singular, reflexo da viagem das vísceras arteriais que ligam sempre, sempre ao coração." (Not quite sun, not quite the moon)
quarta-feira, 22 de maio de 2013
terça-feira, 21 de maio de 2013
33 ILUSTRADORES 33
Uma exposição com 33 ilustradores portugueses, comissariada por Jorge Silva e integrada no XV Festival do Clube de Criativos de Portugal, inaugura amanhã na Central Station (antiga estação dos CTT, ao Mercado da Ribeira, Lisboa). E nós a pensar que andava tudo meio morto. Único senão: só fica cinco dias. Ver no blogue Letra Pequena.
CURSO DO CNC EM DIFERIDO
O blog O Bicho dos Livros anda a seguir o curso do Centro Nacional de Cultura ("O Papel Histórico da Literatura Infanto-Juvenil"), orientado pela editora e escritora Rosário Alçada Araújo, e tem deixado extensos posts sobre a matéria dada. Sigamos o Bicho.
sábado, 18 de maio de 2013
PALAVRAS PARA QUE VOS QUERO
Quem esteve na abertura do 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil - Palavras para que vos quero, ontem de manhã, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto), não deu o seu tempo por perdido. Durante cerca de uma hora, Jorge Silva, designer e director de arte, proporcionou uma breve lição de história da ilustração para a infância em Portugal, recolhendo exemplos do passado para ilustrar (literalmente) questões do presente. Falou, por exemplo, da mistura fascinante entre o registo erudito e o registo simples ("a simplicidade é puro engano"), protagonizada por um Bernardo Marques; da vantagem das edições em que ilustradores são também responsáveis pela concretização gráfica dos seus livros, já conseguida por Gabriel Ferrão ("um dos ilustradores mais mal-amados") para as populares colecções da Majora; ou da necessidade de estes se tornarem marketeers das suas próprias criações, divulgando o seu trabalho e a sua imagem, como já o fazia Ana de Castro Osório no início do século XX.
Depois de um dia dedicado à ilustração, sábado é reservado à escrita e aos escritores. A partir das 10h00, António Mota, Manuel Jorge Marmelo, Francisco Duarte Mangas, Ana Saldanha e Álvaro Magalhães vão passar pelo auditório da biblioteca, bem como a jardineira de serviço neste blogue. Valter Hugo Mãe já não vem. O programa pode ser consultado aqui.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
ONDJAKI GANHA O PRÉMIO FNLIJ
A Bicicleta Que Tinha Bigodes, de Ondjaki (Luanda, 1977), com ilustrações de António Jorge Gonçalves, ganhou o mais importante prémio literário brasileiro de literatura para crianças e jovens. Criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, secção brasileira do International Board for Young People (IBBY), teve a sua primeira versão em 1975. Publicado pela Caminho, o livro já tinha vencido o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, em 2012. Vale a pena rever o video do programa Ler Mais, Ler Melhor.
MAIS ALGUNS UIVOS RECENTES
«Ao contrário do que se possa supor, Irmão Lobo, editado pela Editora Planeta Tangerina, não é um livro infantil. Irmão Lobo é um livro sobre o amargo mundo dos adultos visto através da perspectiva fantasista e doce de uma criança.» Ler a crítica completa de Mário Rufino no Diário Digital, aqui.
O Irmão Lobo também passou pelo programa «À Volta dos Livros» (Antena 1), de Ana Daniela Soares… E ainda pelo «Escrever na Água» (RDP África), quase uma hora de conversa com a jornalista Fernanda Almeida. Ouvir aqui e aqui.
Adenda: ainda hoje, o Irmão Lobo foi "Livro do Dia" nas escolhas de Carlos Vaz Marques (TSF). Ouvir aqui.
'IRMÃO LOBO' ANDOU DE AVIÃO
«Escrevo este postal sentada entre as nuvens e a sueca - que agora tem um colar feito de almofada (juro que é verdade) e podia dizer que escolhi a refeição vegetariana porque é sempre certo que é a melhor nos aviões, ou porque é mais saudável, ou porque é menos um frango degolado; o que é certo é que a Miss Kitty teve grande influência sobre a minha escolha, não há como negá-lo.
Ela é a irmã que nunca tive e que procuro atabalhoadamente em cada uma das minhas amigas. O que vale é que o meu irmão é um belíssimo Fóssil, a minha mãe é uma Força da Natureza e o meu pai um Homem de Sol. Por isso, posso hoje ser uma Bolota feliz e, ao mesmo tempo, um furacão Blanche, o que é mesmo muito estranho.
Não perceberam? Pois é, terão de ler o livro.»
(Mas primeiro podem começar por ler o texto do blogue Prateleira-de-Baixo. Aqui.)
quarta-feira, 15 de maio de 2013
'A LEBRE DE CHUMBO' CONTADA EM VOZ ALTA
«Era uma vez um país onde não faltava nada.» Começa assim a A Lebre de Chumbo, um livro que eu e o Alex Gozblau fizemos para a colecção da APCC. A história está agora online no Cata-Livros, onde pode ser folheada e ouvida em voz alta, mas só até metade... Querem saber como é que acaba? Não digo.
OS PRIMEIROS PACTOS
Ser Amigo, de Ariana Pappini (Kalandraka), é um picture book excelente para crianças pré-leitoras, capaz de conciliar o apuro estético com a simplicidade do texto. À atenção dos educadores de infância.
terça-feira, 14 de maio de 2013
ESTE ALCE É NOSSO
Na colecção Orfeu Mini, chega o sexto livro de Oliver Jeffers, vencedor do Prémio Irish Book Awards 2012 (melhor livro na categoria Júnior).
sábado, 11 de maio de 2013
NOVA BIBLIOTECA EM LISBOA
Depois da passagem pela Escola Secundária Padre António Vieira, do 10º ao 12º anos, e do regresso como moradora (de 2005 a 2009), não tenho dúvidas em afirmar que Alvalade está no meu Top 3 de Lisboa. Fico muito contente com a reconquista de uma nova biblioteca para o bairro, inaugurada no último Dia Mundial do Livro: a Biblioteca Municipal dos Coruchéus. Estou ansiosa por visitá-la.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
CURSO DE LIVRO INFANTIL BOOKTAILORS
- Já te inscreveste no Curso de Livro Infantil Booktailors?
- Não... ainda estou a pensar...
- Estás armada em ursa?
HOJE E NOS PRÓXIMOS DIAS
Começa hoje e prolonga-se até amanhã, na Biblioteca Municipal de Pombal, o XI Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. Na Universidade do Minho, em Braga, prossegue o III Ciclo de Actividades em Literatura para a Infância e Juventude. E daqui a uma semana, no Porto, a Biblioteca Almeida Garrett recebe durante dois dias o 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil – Palavras Para Que Vos Quero, do qual em breve falaremos com pormenor. Cliquem nos links para saber os programas e escolham a geografia mais próxima.
quinta-feira, 9 de maio de 2013
'IRMÃO LOBO' NO CRIA CRIA E NO PALÁCIO DA LUA
“Irmão Lobo” assume a dimensão de dupla viagem iniciática em flashback – a da criança que é obrigada a crescer por força das dificuldades vividas por uma família em violenta desagregação; a da adolescente que se torna adulta ao olhar para a infância. Unindo estas duas numa só voz, surge Malik, o cão-lobo, pelo de neve e olhos claros: a força, sabedoria, lealdade, o mestre, mentor e guia. Aquele que entende e aquele que acredita e que nos faz acreditar que é possível – o nosso Irmão Lobo. (Ler no Cria Cria)
"irmão lobo" é atravessado pelo desencanto e pela tristeza, discretamente reforçados com a ilustração de antónio jorge gonçalves e com a autora a colocar-se ao lado e não acima do seu leitor, sem falinhas mansas nem falsas moralidades.
suponho que os adolescentes agradecem essa franqueza. (Ler no Palácio da Lua)
... e ainda no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares e no Bibliotecar (em actualização).
segunda-feira, 6 de maio de 2013
EMPREGOS PARA ESCRITORES
Adorava ter um emprego de restauradora de móveis antigos, jardineira ou cozinheira. Acredito que reflexão e trabalho braçal andam a par, e que as melhores ideias surgem quando não se pensa muito no assunto.
ENID BLYTON, A IMPASSÍVEL
Enid Blyton, sobre quem a Texto publicou recentemente uma biografia assinada por Alice Vieira, não era flor que se cheirasse. So what? À parte a minha fé (oscilante) no género humano, agrada-me que os escritores de livros para crianças possam revelar os mesmos defeitos de carácter que «os outros», habilitando-se unicamente a serem julgados no Supremo Tribunal da Literatura. Certo, certo é que a senhora Blyton escreveu mais de 700 livros, graças a um método de trabalho draconiano e a um patético alheamento da realidade, a começar pela família e a acabar no resto do mundo. Nos seus canhenhos pessoais de relatório & contas, escrevia assim, a 2 de Setembro de 1939: «Trabalhei o dia todo. Hoje a Alemanha invadiu a Polónia, por isso imagino que logo à noite estaremos em guerra.» Ler o artigo completo no The Guardian.
sexta-feira, 3 de maio de 2013
O LOBO FAZ-SE À ESTRADA
O Planeta Tangerina está a oferecer três exemplares do Irmão Lobo. Só têm de olhar para a ilustração do António Jorge Gonçalves e responder à pergunta «onde leva esta estrada?», num texto livre que não pode ter mais de 2000 caracteres. Sigam as instruções aqui.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
'IRMÃO LOBO' NO HIPOPÓMATOS NA LUA
«Um livro intenso, que nos desassossega e que, à semelhança do que Malik faz com Bolota, nos continua a seguir...». O blogue Hipopómatos na Lua pegou no Irmão Lobo e levou-o para o jardim. Vejam aqui.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)