segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

BEST OF 2013: O CADERNO DO AVÔ HEINRICH


– Um homem, Heinrich, define-se apenas por três medidas: a capacidade de amar, a capacidade de sonhar e a capacidade de lutar disse-me o meu pai, enquanto a minha mãe lhe limpava o sangue que escorria do nariz.
Depois, trocou de roupa e foi-se deitar. O silêncio que inundava a nossa casa naquela noite latejava como uma ferida infectada. Apenas se ouvia a nossa respiração, entrecortada por breves soluços da minha mãe. Todos estávamos acordados, mas não havia palavras para dizer. 

(O Caderno do Avô Heinrich, de Conceição Dinis Tomé, Presença, 2013.)


[Outra revelação, desta vez na literatura. Prémio Literário Maria Rosa Colaço de 2012, na modalidade de literatura juvenil, Conceição Dinis Tomé conseguiu tratar um tema fortíssimo - o Holocausto - sem incorrer no sentimentalismo. Habilidade narrativa, uma escrita ágil e cuidada, um talento especial para descrever cenários e situações aplicando o conselho de Kurt Vonnegut: faz com que aconteçam coisas terríveis às tuas personagens para o leitor ver de que massa é que são feitas.]

1 comentário:

Alcina Correia disse...

O cuidado e o talento que a São dedica à sua escrita é igual ao que dedica aos seus amigos.
O livro é maravilhoso. Leiam. Eu gostei muito.