terça-feira, 14 de outubro de 2014

APRENDER COM OS MESTRES - 2

 

- Todos os livros incorporam um conjunto de valores, intencionalmente ou não.
- Os adultos gostam de alguns livros escritos para crianças.
- As crianças gostam de alguns livros escritos para adultos.
- Crianças e adultos são influenciados pelo que leem.
- Um livro escrito para crianças pode ser um bom livro, ainda que as crianças em geral não gostem dele.
- Um livro escrito para crianças pode ser um mau livro, ainda que as crianças em geral gostem dele.
- Um livro pode influenciar num sentido (ou vários) que o autor não previu ou não teve intenção.
- Um livro pode estar bem escrito e, no entanto, dar forma a valores que numa determinada sociedade são largamente contestados.
- Um livro pode estar mal escrito e, no entanto, dar forma a valores que numa determinada sociedade são largamente aprovados.
- Um livro pode ser desaconselhável às crianças por causa dos valores que transmite.
- O mesmo livro pode significar coisas diferentes para crianças diferentes.
- É sensato prestar atenção aos julgamentos das crianças acerca dos livros, independentemente de os adultos concordarem. 
- É sensato prestar atenção aos julgamentos dos adultos acerca dos livros, independentemente de as crianças concordarem.

(Fotografia retirada daqui.)

2 comentários:

Lídia Borges disse...

Venho cá frequentemente, para aprender.

Obrigada!

Lídia

Carla Maia de Almeida disse...

E eu agradeço a gentileza de o dizer. :-)