domingo, 15 de março de 2015

OFICINA DE LEITURAS PARA CRESCER


Concluídas cinco edições, terminou o (mini) Curso de Livro Infantil que orientei em parceria e a convite da Booktailors, desde 2010. Faço um balanço muito positivo do que aconteceu (umas sessões mais inspiradas do que outras, como é normal) e estou grata a quem investiu o seu tempo e dinheiro, partilhando também com o grupo os seus conhecimentos, experiências e emoções irrepetíveis. Agora é tempo de experimentar outros modelos e assumir valores mais pessoais, acreditando que «quanto mais pessoal, mais universal». Com 12 horas, o início das Oficina de Leituras para Crescer está marcado para 14 de Abril e será o primeiro projecto de 2015; outros se seguirão. Mais informações e inscrições via Blogtailors, aqui. Em síntese, eis a ideia: 

Objetivos: Explorar uma parte da produção atual da literatura infanto-juvenil, tomando como critério os livros que promovem valores de autoconhecimento e de interação confiante com o mundo. Incidiremos no caso específico do picture book (ou álbum), um território cruzado de autonomia leitora e de partilha entre adultos e crianças. Serão mostrados e trazidos a debate dezenas de títulos, de ficção e não-ficção; portugueses, traduções e originais noutras línguas.

Público-alvo: Professores, educadores, bibliotecários, estudantes, livreiros, promotores da leitura e público em geral, incluindo pais que se preocupam em fazer escolhas acertadas para os seus filhos.

Programa:
1ª sessão: Escrever para crianças também é escrever para adultos. Como sobreviver ao fantasma do duplo destinatário e alimentar uma poética da imaginação.

2ª sessão: Regressar aos contos maravilhosos em tempo de crise de valores. O contador de histórias ferido e a recuperação do sentido e da vida interior.

3ª sessão: A extraordinária invenção do picture book (ou álbum) e o seu contributo para o sistema literário. Saber ler imagens é saber ler o mundo.

4ª sessão: Os livros de não-ficção também falam ao «ouvido emocional» do leitor. Critérios de orientação por idades, temas e personalidade do leitor.

Sem comentários: