sábado, 16 de janeiro de 2016

LIVROS PARA LER POR DENTRO, 1


«Todas as actividades que tenham, como objectivo, trazer a calma e a tranquilidade para dentro de nós, são importantíssimas e, a meu ver, imprescindíveis nos dias de hoje, em que a satisfação é imediata, a resiliência decresce, e em que se ignoram os valores que nos permitem viver melhor neste mundo partilhado com outros. O impacto que têm os exercícios de atenção, de relaxamento e de mudança de estado emocional, é de tal forma grande que não pode ser descurado. E as histórias são uma ferramenta fundamental e muito simples de aplicar. Ora, tudo isto se encontra neste livro: explicações, exercícios e várias histórias metafóricas.»

[Com este livro de Margarida Fonseca Santos (texto) e de Joana Jesus (ilustrações), concebido com a qualidade habitual da Edicare, inaugura-se no Jardim Assombrado uma nova etiqueta: «Livros para ler por dentro». Não é grande literatura nem pequena literatura. É outra coisa. Livros bem feitos, sérios, honestos, informados, cuja principal motivação é o desenvolvimento integrado da identidade e da consciência. Livros para uma nova política da educação, talvez. Livros para um novo mundo... Chegaremos lá? Acreditar é preciso.]

3 comentários:

Margarida Fonseca Santos disse...

Carla, agradeço-lhe imenso, que bom ter acarinhado este livro. É, como decerto já imaginou, um percurso paralelo que me faz muito sentido e me tem levado a descobrir muitos mundos escondidos em olhos brilhantes ou mais tristes, ou apenas entediados. Um grande beijinho

Carla Maia de Almeida disse...

Olá, Margarida. Só agora lhe consegui responder. O livro está muito bem concebido e usei um ou dois exercícios de atenção nas oficinas de escrita criativa que fiz a semana passada. Foi muito divertido e os miúdos adoraram. Era bom fazer estas coisas "on a regular basis". :-) Venham mais!

Margarida Fonseca Santos disse...

Obrigada. Sim, «on a regular basis» muda muito o panorama da aprendizagem, muda... Lá chegaremos, um passo de cada vez. :)