sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

FIRMIN, UM RATO DE BIBLIOTECA


Ansiosamente à espera que o correio apareça com dois dos cinco livros da recém-chegada Planeta ao meio editorial português, cuja apresentação à imprensa decorreu ontem num restaurante do Chiado. Muita curiosidade com Firmin, inesperado best-seller de Sam Savage, ilustrado por Fernando Krahn. Parece-me ser um daqueles casos de “crossover fiction”, capaz de agradar a adultos e a adolescentes, digamos, com mais maturidade leitora. Para terem uma ideia:

“Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária. Marginalizada pela sua família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado. À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam-se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.
Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.
Uma história surpreendente que apela à doçura e magia da leitura, acompanhada pelas ilustrações de Fernando Krahn.”

1 comentário:

Pan disse...

Depois de o ter visto aqui fiquei muito curioso. Acabei de comprá-lo. Grandes são as expectativas. Depois lhe direi. Para já fica o agardecimento pela apresentação.

Francisco Sousa