Andei à cata de reacções na blogosfera ao debate na SIC sobre os direitos dos animais. De relevante, até agora, só encontrei o Bomba Inteligente, que publicou uma série de pequenos mas certeiros posts acerca do que ontem se passou. Mea culpa, certamente, que não tenho o hábito de ler blogues de comentário político e não sei onde procurar… Tudo bem. Cada um fala do que gosta e do que lhe interessa, como desde o início aqui também se disse.
Acontece que esta não é uma questão de gosto. No limite, não é necessário gostar especialmente de animais – sejam cães, gatos, iguanas ou periquitos – para perceber que estamos a lidar, acima de tudo, com questões éticas, civilizacionais e de saúde pública. É isso que é importante discutir e resolver. E não vamos falar só de touradas e de circos, como ontem aconteceu, mais uma vez. Rodrigo Guedes de Carvalho deixou a promessa, “em nome pessoal”, de regressar ao tema e tratar do que faltou – e que foi muito. Reiterou-o há pouco, no Jornal da Noite. Entretanto, o debate gerou consequências: os deputados querem proibir animais selvagens no circo. Muito bem, mas antes é preciso saber o que fazer com eles. Receio o pior.
2 comentários:
O Controversa Maresia (http://controversamaresia.blogs.sapo.pt)também dedicou, ao assunto, vários posts acutilantes... :)
Absolutely right!
Enviar um comentário