quarta-feira, 21 de abril de 2010

NÃO QUERO USAR ÓCULOS SERÁ EDITADO NO BRASIL


Boas notícias para os três livros com lugar cativo n’O Jardim Assombrado, ali mesmo na coluna à vossa direita. O gato e a Rainha Só mereceu agora uma segunda edição e o Não Quero Usar Óculos vai ter honras de publicação no Brasil pela editora paulista Peirópolis, cujo catálogo pode ser consultado aqui. Dois dos títulos de Agustina Bessa-Luís para os mais novos (Dentes de Rato e Vento, Areia e Amoras Bravas) figuram ao lado de Ana de Castro Osório (Branca-Flor e Outros Contos) e da dupla José Jorge Letria/André Letria. Fiquei mesmo contente com esta primeira (tcharã!) internacionalização. Muito, muito bom.

Para não ficar arredado da frente noticiosa, o Ainda Falta Muito? esteve na Islândia precisamente na altura em que rebentou a bomba vulcânica & mediática & ecológica & etc. dos últimos dias. O pretexto foi uma conferência em que participaram Rui Ramos (que continua retido) e Ana Margarida Ramos, professora da Universidade de Aveiro (que não pôde voar para Reykjavik). "Children's Perceptions of Nature in Portuguese Picture Story Books" era o título da comunicação, tomando como objectos de análise o Ainda Falta Muito? e As Duas Estradas, de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho (Planeta Tangerina). Se vão contribuir para trazer mais turistas islandeses a Portugal, é coisa que não se adivinha.

Não esquecer que há mais três autores destes livros: os ilustradores. Respectivamente: Júlio Vanzeler, André Letria e Alex Gozblau. O talento não se pode agradecer, mas a dedicação, sim. E aqui se inclui o meu editor na Caminho, José Oliveira, para quem vai também um grande abraço.

1 comentário:

Inês disse...

Parabéns Carla!
São muito boas as novidades :)
Abraço,

Inês Oliveira