terça-feira, 28 de dezembro de 2010

OS MEUS LIVROS FAVORITOS DE 2010








Encaro sempre com alguma reserva as tradicionais listas “dos melhores livros” do ano findo. São escolhas forçosamente incompletas, determinadas por critérios exteriores (o espaço de página, por exemplo) e outros imanentes à percepção que um crítico tem do seu trabalho. Para quem lê dezenas de livros ao longo do ano, escolher dez pode ser pouco; não é uma eleição fácil, com certeza. Habitualmente, essa escolha reflecte a síntese entre a valorização crítica da obra e o seu lugar no cânone literário; daí que, no meu entender, não faça grande sentido trazer para estas listas de best of aquelas obras “que ninguém conhece mas que deram muito gozo ler”. Posto isto, eis a lista dos meus dez livros favoritos – para crianças e adolescentes – publicados em 2010, tal como sairá na próxima edição da LER.

- O Coração e a Garrafa, Oliver Jeffers (Orfeu Negro)
- A Casa, texto de J. Patrick Lewis e ilustrações de Roberto Innocenti (Kalandraka)
- A Estranha Vida de Nobody Owens, Neil Gaiman (Presença)
- Era Uma Vez Uma Velhinha, Jeremy Holmes (Dinalivro)
- O Livro dos Quintais, texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho (Planeta Tangerina)
- Meia Hora Para Mudar a Minha Vida, Alice Vieira (Caminho)
- O Livro da Selva, Rudyard Kipling (Tinta-da-China)
- Os Livros que Devoraram o Meu Pai, Afonso Cruz (Caminho)
- O Jardim Curioso, Peter Brown (Caminho)
- Lágrimas de Crocodilo, André François (Bruaá)

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelentes escolhas, Carlinha, como sempre.
Baci,
Paula