- Tem uma boa ideia e um conceito global forte.
- Tem uma linguagem verbal cuidada, estimulante e adequada ao destinatário infantil, abrindo para o literário, com possibilidades plurisignificativas, múltiplas, com um carácter aberto.
- Tem ritmo e musicalidade na leitura em voz alta.
- Tem ilustrações criativas e adequadas ao texto, acrescentando-lhe significado. Põe cuidado no design gráfico, formato e edição.
- Tem valores humanistas e intemporais. Está em sintonia com o seu tempo. É progressista, muitas vezes.
- Tem uma marca autoral forte.
- Tem emoções associadas à infância e significativas para a criança (humor, gozo, fantasia, devaneio, justiça, segurança…).
- Tem pensamento. Questiona. Permite reflectir.
(Esta é uma síntese a que cheguei - discutível, certamente - e que costumo transmitir nas minhas formações, sabendo de antemão que os livros «perfeitos» são aqueles que cada leitor escolhe. Fica a partilha, a pedido de várias famílias.)
1 comentário:
A linguagem dos livros infantis devia ser mais fácil. questionar não, narrar sobretudo, contar histórias.
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