quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MEDIADORAS DE LEITURA


Esta fotografia foi tirada na Praia de Matosinhos, entre os meus três ou quatro anos. Rodeada de tias, primas e senhoras amigas da família, usufruo de um dos valores mais importantes com que uma criança pode ser contemplada: ser encorajada a mostrar a sua originalidade; aquilo que a língua inglesa define como uniqueness e que não me parece ter tradução exacta para português. Pedem-me para ler qualquer coisa escrita num papelinho, porque sabem que sou capaz. Apesar do meu ar desconfiado e do olhar por cima do sobrolho, eu também sei que sou capaz. Creio que nesta fotografia está tudo o que é preciso de imaterial para fazer um bom leitor: incentivo, confiança, atenção, tempo, amor, descontracção, reconhecimento, autonomia. Tive essa sorte. Tenho essa gratidão.

Sem comentários: