Com algumas reformulações, já está marcada a nova edição do curso de 18 horas que desde 2010 tenho feito em parceria com a Booktailors. A data de início está marcada para 27 de Outubro. Deixo aqui os objectivos, destinatários e programa. O resto pode ser consultado na página do Blogtailors.
Objetivos:
Um bom livro para crianças é também um bom livro para os adultos. Partindo desta premissa, pretende-se explorar o universo do livro infantojuvenil como objeto total, privilegiando a componente literária, mas abordando outras vertentes como a ilustração, a mediação, a edição ou a tradução. Centrando-se sobre o livro, o curso terá como base de discussão dezenas de títulos editados em Portugal e não só, com destaque para o álbum ou picture book.
Público-alvo:
Estudantes de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para crianças e/ou adolescentes.
Programa:
1ª sessão: Um bom livro para crianças passa valores humanistas,
universais e intemporais. Fala dos «temas difíceis», sem moralismos. Está em
sintonia com o seu tempo. É progressista, muitas vezes. Revela a marca do autor
ou dos autores. O que faz, afinal, um bom livro para crianças? Desafio: chegar
a uma síntese.
2ª sessão: A extraordinária invenção do álbum ou picture book e o seu contributo para o
sistema literário. Ligações (mais ou menos perigosas) entre texto e ilustração.
A importância da literacia visual no jardim de infância e no 1º Ciclo. Desafio:
compreender a autonomia leitora.
3ª sessão: Regressar aos contos maravilhosos em época de informação
inútil. O contador de histórias ferido e a recuperação do sentido e da vida
interior pela palavra narrada. Mediação leitora e investimento pessoal do
mediador. Desafio: ajudar o leitor a alcançar o coração do livro.
4ª sessão: O bom, o mau e o vilão:
algumas personagens da literatura universal, de Robinson Crusoe a Peter Pan.
Tendências da literatura juvenil contemporânea. A literatura crossover. Autores-chave: David Almond,
Neil Gaiman, Shaun Tan. O triplo AAA português: Alice Vieira, Ana Saldanha,
António Mota. Desafio: entrar no cérebro de um adolescente.
5ª sessão: Quando a literatura não
chega, os livros de não-ficção também falam ao «ouvido
emocional» do leitor. Critérios de orientação por idades, interesses temáticos
e temperamento do leitor. O eneagrama da personalidade leitora. Recursos
disponíveis à volta do livro infantojuvenil, online e offline.
Desafio: cativar o leitor relutante.
6ª sessão: Escrever para crianças
também é escrever para adultos. Como enfrentar o fantasma do duplo destinatário
e alimentar uma poética da imaginação. Como se inventa um livro? Gestão de egos
artísticos e metodologia de trabalho entre escritor e ilustrador. Questões
relativas à tradução. Escritores de livros para crianças e autoimagem. Desafio:
observar as representações sociais da literatura infantojuvenil.
(ilustração de Roberto Innocenti)
2 comentários:
Pensa organizar algum no Porto ou norte do país ou, em alternativa, em lisboa ao fim‑de‑semana? Obrigada, Renata
Obrigada pelo interesse, Renata. :-) Veja o post que deixei hoje.
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