quinta-feira, 17 de setembro de 2015

NOVO CURSO DE LIVRO INFANTOJUVENIL


Com algumas reformulações, já está marcada a nova edição do curso de 18 horas que desde 2010 tenho feito em parceria com a Booktailors. A data de início está marcada para 27 de Outubro. Deixo aqui os objectivos, destinatários e programa. O resto pode ser consultado na página do Blogtailors.


Objetivos:
Um bom livro para crianças é também um bom livro para os adultos. Partindo desta premissa, pretende-se explorar o universo do livro infantojuvenil como objeto total, privilegiando a componente literária, mas abordando outras vertentes como a ilustração, a mediação, a edição ou a tradução. Centrando-se sobre o livro, o curso terá como base de discussão dezenas de títulos editados em Portugal e não só, com destaque para o álbum ou picture book.  

Público-alvo:
Estudantes de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para crianças e/ou adolescentes.
 
Programa:

1ª sessão: Um bom livro para crianças passa valores humanistas, universais e intemporais. Fala dos «temas difíceis», sem moralismos. Está em sintonia com o seu tempo. É progressista, muitas vezes. Revela a marca do autor ou dos autores. O que faz, afinal, um bom livro para crianças? Desafio: chegar a uma síntese.

2ª sessão: A extraordinária invenção do álbum ou picture book e o seu contributo para o sistema literário. Ligações (mais ou menos perigosas) entre texto e ilustração. A importância da literacia visual no jardim de infância e no 1º Ciclo. Desafio: compreender a autonomia leitora. 

3ª sessão: Regressar aos contos maravilhosos em época de informação inútil. O contador de histórias ferido e a recuperação do sentido e da vida interior pela palavra narrada. Mediação leitora e investimento pessoal do mediador. Desafio: ajudar o leitor a alcançar o coração do livro. 

4ª sessão: O bom, o mau e o vilão: algumas personagens da literatura universal, de Robinson Crusoe a Peter Pan. Tendências da literatura juvenil contemporânea. A literatura crossover. Autores-chave: David Almond, Neil Gaiman, Shaun Tan. O triplo AAA português: Alice Vieira, Ana Saldanha, António Mota. Desafio: entrar no cérebro de um adolescente.

5ª sessão: Quando a literatura não chega, os livros de não-ficção também falam ao «ouvido emocional» do leitor. Critérios de orientação por idades, interesses temáticos e temperamento do leitor. O eneagrama da personalidade leitora. Recursos disponíveis à volta do livro infantojuvenil, online e offline. Desafio: cativar o leitor relutante.

6ª sessão: Escrever para crianças também é escrever para adultos. Como enfrentar o fantasma do duplo destinatário e alimentar uma poética da imaginação. Como se inventa um livro? Gestão de egos artísticos e metodologia de trabalho entre escritor e ilustrador. Questões relativas à tradução. Escritores de livros para crianças e autoimagem. Desafio: observar as representações sociais da literatura infantojuvenil.

(ilustração de Roberto Innocenti)

2 comentários:

+mood disse...

Pensa organizar algum no Porto ou norte do país ou, em alternativa, em lisboa ao fim‑de‑semana? Obrigada, Renata

Carla Maia de Almeida disse...

Obrigada pelo interesse, Renata. :-) Veja o post que deixei hoje.