Uma das coisas boas e inesperadas que este blogue me trouxe foi conhecer o trabalho da Susana Neves, que é muito mais do que jornalista (vai colaborar com a LER em breve). Além de escrever – é autora de biografias de Eduardo Nery e Fernando Assis Pacheco e tem vários contos publicados –, a Susana é uma daquelas pessoas “multicriativas” (não gosto da palavra “multifacetada”, lembra-me uma aula de geometria descritiva) que tem feito exposições de fotografia, desenho, pintura e escultura, além de saber dançar flamenco e dominar a arte de inventar bons títulos. Por exemplo: “Viagem ao Polén Sul”, “O Grande Descobridor de Pinguins”, “A Noiva do Campo Mil” ou “National Catographic Magazine”. Este último é, precisamente, o nome da exposição de fotografia que está ainda na Galeria Diferença, até 8 de Novembro. Fotografias de gatos que se aproximam mais do poema de Baudelaire do que de outra coisa já inventada. Longe da influência dos mestres e a anos-luz dos clichés de calendários, a Susana quis fotografar gatos como se mergulhasse num campo selvagem de relva e flores, provocando essa capacidade de “alucinar no pormenor”, uma expressão que recordo das aulas de Emídio Rosa de Oliveira. Foi um trabalho não invasivo que exigiu doses ilimitadas de tempo e paciência, até ao ponto em que os gatos entendessem a câmara como uma extensão da mão. A Susana tem estudado a semelhança de formas entre os reinos animal e vegetal, e “National Catographic Magazine” é prova disso, juntando duas séries de imagens: “O Acelerador de Gatículas” e “O Rei Comprido”. Antes de ir ver a exposição, dei voltas à cabeça a tentar descobrir a que parte da anatomia do gato correspondia a fotografia acima, até perceber que era uma flor. Mas também podia ser uma daquelas figuras longilíneas de Moebius, um “rei comprido” dos Jardins de Edena ou de outro planeta mítico. Para ver na Galeria Diferença, Rua S. Filipe Neri, 42 cave (ao Rato), em Lisboa. De terça-feira a sábado, das 15H00 às 20H00.
O Arte Photographica também escreveu sobre o assunto. Para ver também, o blogue da Susana Neves: Quando o Rei Era Sabão. Estão ambos aqui ao lado, na lista dos preferidos.
O Arte Photographica também escreveu sobre o assunto. Para ver também, o blogue da Susana Neves: Quando o Rei Era Sabão. Estão ambos aqui ao lado, na lista dos preferidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário