sábado, 28 de fevereiro de 2009

NO LAGO WALDEN


“Não eram apenas plantas silvestres, mas entidades vivas e plenas de sabedoria, estas e outras expressões da Natureza que formavam a paisagem do lago Walden. Thoreau empenhou-se em conhecê-las como se conhece um amigo, inscrevendo-as no coração. Quando construiu a cabana, disse: “Antes de acabar a tarefa já era mais amigo que inimigo dos pinheiros; embora houvesse cortado alguns, agora conhecia-os melhor.” E assim, na busca de empatia e intimidade com o mundo à sua volta, chegou a uma conclusão: “Não pode haver melancolia muito negra para quem vive em plena Natureza e mantém os sentidos serenos.”

(Excerto do texto “As florestas”, publicado na Notícias Magazine, secção “Coisas que Fascinam”, em Agosto de 2002. A fotografia foi tirada pelo jardineiro convidado deste blogue em Outubro de 2007, durante as férias em Massachusetts, EUA)

2 comentários:

Márcio Almeida Júnior disse...

Carla,
Não me enganei quando disse de mim para mim que seu blogue é dos melhores que vejo na blogosfera portuguesa em se tratando de literatura, cinema, música e impressões de vida. Agora, além do texto de boa qualidade, encontro aqui uma referência ao autor que mais diretamente me fala ao coração. Como professor de litetaturas de língua inglesa, não me canso de elogiar Thoreau, e o faço também em meu blogue, sempre que posso. Walden, em especial, é um dos mais importantes livros da história do Ocidente, com certeza. Parabéns pelo bom gosto. Também gosto de "A week on the Concord and Merrimack Rivers", "Cape Cod", "Walking", além de "Civil Desobedience". Estou programando uma viagem aos Estados Unidos exclusivamente para ir a Concord e ver o lago famoso que dá título à Bíblia de Thoreau.

Carla Maia de Almeida disse...

Obrigada. Se me permite, recomendo apenas que escolha uma época do ano e um dia de semana menos convidativos, porque há multidões que partilham, por uma razão ou por outra, o mesmo desejo de conhecer o Lago Walden...