quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

ROCK E LITERATURA, 4


"The Musical Box", o longo tema de abertura de Nursery Cryme (1971), refere uma personagem do imaginário infantil, semi-lendária, que dá título a uma famosa nursery rhyme: Old King Cole. A expressão “velho como o Old King Cole” atesta a antiguidade desse rei que surge nas ilustrações de várias épocas com um aspecto bonacheirão e dado à folia, longe da atmosfera inquietante da canção dos Genesis. Com ressonâncias do conto de terror vitoriano e de Alice no País das Maravilhas, "The Musical Box" conta a história sobrenatural de duas crianças de oito e nove anos. Num jogo de croquet, a menina, Cynthia Jane De Blaise-William, arranca a cabeça a Henry Hamilton-Smith, cujo fantasma aparecerá duas semanas depois, quando ela abre a caixa de música que pertenceu ao rapazinho. Lá dentro, está a canção Old King Cole. Atraída pelo barulho, a nanny aparece e põe um fim ao que ameaça tornar-se num jogo muito pouco inocente…

Play me old king cole
That I may join with you,
All your hearts now seem so far from me
It hardly seems to matter now.

And the nurse will tell you lies
Of a kingdom beyond the skies.
But I am lost within this half-world,
It hardly seems to matter now.

Há uma fabulosa interpretação de "The Musical Box", com Peter Gabriel, no You Tube. (Até me esqueço da presença de um dos meus três ódios de estimação musicais, o senhor Phil Collins)

1 comentário:

Pan disse...

Mais uma vez fico muito agradado com um dos seus posts! Nursery Cryme foi um dos meus discos de "cabeceira" durante vários anos!
Tal como os Genesis (Era Gabriel) foram os meus primeiros "ídolos" musicais. Obrigado pela explicação de Musical Box e da ilustração da capa.
Acho que agora o vou ouvir com outros "ouvidos"!

Francisco Sousa