quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O BICHO MORDEU-NOS


Nos últimos dias andei tão fora deste mundo que me escapou a crítica atenta da Andreia Brites ao Ainda Falta Muito?, n'O Bicho dos Livros. Onde se explica, e muito bem, o lugar que a ilustração tem neste livro:

“O que ficamos a saber destas personagens, muito chega-nos através da ilustração de Alex Gozblau. Justo será até dizer que sem ela este álbum perderia grande parte do seu sentido. Cada expressão ou movimento da menina transpira felicidade, seja quando fecha os olhos por trás dos enormes óculos redondos que a tornam ainda mais curiosa, seja quando os abre, assim como a boca e as mãos em plena explicação, seja quando voa, enorme, por cima do carro e das flores com o mesmo tamanho, quase alcançando as nuvens. O cabelo ao vento, os olhos de espanto e temor, ou dúvida, a atenção, a pose...
Corpos e objectos são trabalhados através de uma teia cromática, de luz e sombra, proporções e texturas, onde podem constar desenhos figurativos a carvão, fotografias ou colagens, que colocam as figuras humanas em contextos profusos em estímulos, sem nunca as minimizarem. Pelo contrário, a dimensão de cada espaço aplica-se à perspectiva da personagem, nunca o contrário, porque este é o seu mundo e não o mundo em que vivem, o que é bem diferente.”

Ler o texto completo aqui.

2 comentários:

CPrice disse...

Nunca saberia escrever assim sobre o livro que encantou grandes e pequenos lá por casa :)) Mas fica essa certeza: dos 3 aos 40, passando pelos 5, 12, 27 e tal e tal .. gostámos todos!!

:) Beijinho e bom fim-de-semana **

Carla Maia de Almeida disse...

À partida, não parece uma casa onde se note o conflito de gerações... :-)

Obrigada pelo feed-back. Bom fim-de-semana!