sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A BRUXA ARREGANHADENTES


Com texto de Tina Meroto e ilustrações Maurizio A. C. Quarelo, A Bruxa Arreganhadentes, um livro deliciosamente assustador, é uma das reedições da OQO para o início de 2010. Na calha, vêm também A Princesa que Bocejava a Toda a Hora (Carmen Gil e Elena Odriozola) e A Princesa de Aljustrel (Patacrúa e Javier Solchaga). Para quem não conhece esta bruxa nascida nos bons velhos tempos, aqui fica um extracto do texto enviado pela editora:

"Os contos e lendas acerca de bruxas constituem um repertório vivo e abundante, praticamente universal. É frequente as crianças personificarem os seus medos em personagens malvadas com aparência humana. Para ganhar confiança e superar os medos, nada como escutar contos onde os protagonistas triunfam sobre esses seres aterradores, criados na imaginação.

A personagem da bruxa devoradora de crianças que vive numa casinha no meio do bosque aparece na tradição oral comum a muitos povos (Turquia, Rússia, Europa...) e conta com antigos antecedentes literários. A Bruxa Arreganhadentes tem um carácter híbrido, com elementos narrativos recolhidos de diversas culturas.

Nesta ousada aventura, o mais pequeno é o único capaz de ver com clareza (reconhecer a casa da bruxa, desconfiar da aparente afabilidade da desconhecida...), sem se deixar levar pelos impulsos e pela satisfação dos desejos.

Se no princípio do relato, os mais velhos troçavam do irmão por o considerarem medroso e pequeno, no desenlace transmite-se a ideia de que, ainda que alguém seja considerado insignificante, também será capaz de superar as dificuldades; finalmente será o mais pequeno que, com astúcia e inteligência, toma iniciativas e enfrenta a grave situação."

Sem comentários: