sexta-feira, 25 de junho de 2010

CONTADORES DE HISTÓRIAS


Hoje há festa em Montemor-o-Novo. Às 21h00, no pátio da Biblioteca Municipal Almeida Faria, oito contadores de histórias mostram o que valem no Festival Contos de Outra Hora. São eles: Jorge Serafim, Emílio Gomes, António Fontinha, Carlos Marques, Cristina Taquelim, Ana Sofia Paiva, Thomas Bakk e Luís C. Carmelo.

Quem não tiver hipótese de se deslocar até ao Alentejo (1h30 desde Lisboa… vá lá), fique também a saber que Luís Carmelo e Thomas Bakk são os protagonistas dos audiolivros O Mistério do Coiso e Anda Cá Que Eu Já te Conto, com a chancela da BOCA. Segundo palavras da editora (“palavras que alimentam”, pois claro), “os dois volumes inauguram a colecção HOT - Histórias Oralmente Transmissíveis, através da qual queremos registar e actualizar os vários géneros literários da tradição oral e homenagear os contadores de histórias.”

À apresentação da colecção HOT, que conta com o apoio do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional e se integra na programação final do Festival Silêncio!, junta-se a narração das Memórias de Um Craque, de Fernando Assis Pacheco, por Nuno Moura. Nada mais apropriado para uma tarde de intenso fervor futebolístico, com o jogo Portugal-Brasil, que acontece poucas horas antes do encontro no Jardim dos Sons do Goethe Institut, ao Campo Mártires de Pátria (Lisboa), às 18h00. Eu torço pelos contadores – não de golos, mas de histórias.

Sem comentários: