quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

GABRIELA CANAVILHAS E A EXTINÇÃO DA DGLB

JL: Essa integração [da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas com a Biblioteca Nacional] não decorre apenas da necessidade de redução de custos?
GC: A integração e fusão de institutos, de direcções-gerais e de empresas públicas foi uma medida aprovada pelo Governo no plano de contenção da despesa pública para 2011. É uma decisão que envolve todos os ministérios nesse esforço de redução de meios. A nossa preocupação é que não belisque as actividades desenvolvidas pelas instituições que se vão juntar. Do meu ponto de vista, poderá resultar numa nova fase de afirmação de toda a política do livro e da leitura que estava a ser desenvolvida pela DGLB. O dr. Jorge Couto, director da BN, é uma pessoa altamente capacitada para abraçar este projecto. Está a escolher um rosto para o desenvolver no seio da BN.

JL: E quem vai ser?
GC: Ainda não posso revelá-lo. Mas quero garantir que a integração da DGLB na BN e o seu enquadramento estrutural pode potenciar as políticas do livro de uma maneira mais sustentada.

(Excerto da entrevista concedida pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, ao Jornal de Letras, Artes e Ideias, na edição publicada hoje. A questão da DGLB ficou “arrumada” nestas duas perguntas. Parece-me pouco.)

Sem comentários: