quinta-feira, 17 de março de 2011

ALMANAQUE SILVA, 2


Em Setembro de 2002, coincidindo com o Dia Mundial da Literacia e o sempiterno tema do “regresso às aulas”, assinei para a Notícias Magazine – revista de domingo do Diário de Notícias e Jornal de Notícias – um trabalho sobre literatura infantil, com 13 páginas, que fez capa com a ilustração de José Saraiva (clique para ver melhor). O título, não há que enganar, denota a influência tácita da secção de Rita Pimenta, a quem se deve o pioneirismo de trazer os livros infantis para o Público. Falei então com editores da Caminho, Asa, Campo das Letras, Ambar, Terramar e Bertrand/Quetzal; com um autor consagrado (Álvaro Magalhães) e uma estreante (Luísa Fortes da Cunha); e com Conceição Rolo, uma das principais responsáveis pelo projecto Literatura & Literacia, entre outros nomes. Há coisas que hoje corrigiria, mas foi graças a este trabalho que me apaixonei definitivamente por esta área.

Em 2002, ainda não era quimérico sonhar com dossiers de temas culturais que dessem capa, sobretudo com ilustrações de autor. Sob a direcção de Isabel Stilwell e com a sensibilidade de Cláudia Moura, ex-jornalista e agora editora da Livros Horizonte, também a Notícias Magazine desempenhou um lugar importante na valorização da ilustração na imprensa portuguesa. Porque desapareceu, ou quase? Resumida, mas certeira, a explicação de Jorge Silva está a bold e responde a quem, vendo de fora, se pergunta por que razão as revistas andam cada vez mais iguais umas às outras:

“O suplemento do Público Mil Folhas bem pode ser considerado um último fulgor da ilustração editorial nos jornais portugueses na viragem do século. A crise na imprensa diária e semanal vinha para ficar e colaborações externas como a ilustração editorial estavam prontas para o sacrifício. Herdeiro do suplemento Leituras, o Mil Folhas versava literatura e livros, música clássica e jazz, artes plásticas e design.”

(Dá saudades, não dá? Ler mais aqui, no Almanaque Silva.)

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida Carla,

as coincidências nunca são puras!:) Foi também em 2002 que leccionei pela primeira vez a disciplina de Literatura Infantil (actualmente, Literatura para a Infância e a Juventude) no IEC (hoje, IE) aqui na Universidade do Minho. E também quero dizer-te que os meus alunos da formação inicial continuam a ler todos os anos este teu artigo!

Um beijinho e até breve,
Sara Reis da Silva.

Carla Maia de Almeida disse...

Querida Sara, acho extraordinário que alguém ainda leia esse dossier, nove anos depois de publicado. É sinal de que não estava tão mau quanto isso. Que grande alegria me deste agora! Obrigada. Beijinhos.

Rita Pimenta disse...

Gostei do "influência tácita" (e do resto também). Obrigada pela honestidade (e pela referência ao Público). Ainda bem que te apaixonaste por esta área. Todos ganhámos com isso. Abraço.

Carla Maia de Almeida disse...

Obrigada, Rita. A verdade é que eu tinha sugerido vários títulos, mas a editora escolheu, naturalmente, o melhor. Um abraço.