terça-feira, 31 de maio de 2011

MAU COMEÇO


“Mafalda Moutinho decidiu-se pela literatura juvenil por pensar que seria mais fácil para começar.” (in Notícias Magazine, 29/5/2011). Começa assim o artigo de três páginas sobre a autora da colecção Os Primos. Um mau começo, porque gerador de tremendos equívocos – o pior dos quais é a convicção generalizada de que a literatura para crianças e adolescentes é essa coisa vulgar e desinteressante que qualquer um consegue fazer. Às vezes pergunto-me quantas pessoas escrevem para crianças guiadas pela presunção ilusória da facilidade, quando no fundo desejariam escrever romances "sérios" e integrar o catálogo da Quetzal. A ser verdade, é melhor decidirem-se a trabalhar e pararem de contar historinhas a si próprios.

4 comentários:

angelina maria pereira disse...

Não é de admirar. Há por aí cada fiasco!... Livros que só podem ter nascido dessa ideia 'genial' que escrever para as crianças (tadinhas...) é fácil...

Ana Margarida Ramos disse...

Lembro o posfácio da Sophia de Mello Breyner Andresen ao "Primeiro Livro de Poesia": «uma criança é uma criança mas não é um pateta». É tão óbvio, mas ainda há quem não tenha dado conta, incluindo candidatos a "autores" e editores.

Ana Margarida

Isabel disse...

palmas!

Catarina Araújo disse...

Como autora de livros juvenis sinto vergonha cada vez que leio este tipo de respostas em entrevistas.