sábado, 19 de novembro de 2011

CONTADORAS DE HISTÓRIAS


OINC! A História do Príncipe-Porco é uma co-edição entre a Fundação Paula Rego e as edições Orfeu Negro, realizada a partir de desenhos de Paula Rego e com texto de Isabel Minhós Martins (Planeta Tangerina), tendo lançamento previsto nas livrarias de todo o país em 25 de Novembro.

A ideia do livro surgiu de um convite da Fundação Paula Rego às edições Orfeu Negro para um projecto de edição de um livro para crianças baseado na série de seis litografias que a Pintora Paula Rego criou em torno da história do Príncipe Porco, e que integram a Colecção da Fundação.

O texto, adaptado para leitores a partir dos 4 anos, parte do conto de tradição oral Re Crin (Rei Porco), recolhido pelo escritor italiano Giovan Straparola na obra Le Piacevoli Noti e publicado em Veneza no ano de 1500. Conta a história de um príncipe que nasceu na pele de um porco e que, apesar de sujo e malcriado, deseja a todo o custo casar com uma jovem bela e graciosa. Mas as três fadas que lhe lançaram o feitiço não vão facilitar-lhe a vida e a cada noiva, cada morte, até que ele encontre o verdadeiro amor…”

(Do press-release enviado pela Fundação Paula Rego. O lançamento de OINC! A História do Príncipe-Porco, que inclui uma leitura encenada e uma conversa em torno do livro, acontece na próxima quarta-feira, 23 de Novembro, às 10h30, na Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais.)

Sem comentários: