terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CEREJAS, CASAS E OUTRAS COISAS POSITIVAS


Esta foi a segunda vez que fui à televisão comentar a rubrica “Notícias Positivas”, sete ou oito minutos no início do programa Sociedade Civil. O pretexto foi o lançamento do Onde Moram as Casas, que estará esta semana nas livrarias. Registo o facto de a Fernanda Freitas ter escolhido mostrar a ilustração do camião de mudanças num dia de chuva, a mais melancólica de todas que o Alexandre Esgaio fez (com texto a condizer), e aquela a que ninguém fica insensível. Não sei se as crianças registam o impacto emocional desta experiência da mesma forma que os adultos, mas o livro é para todos. À parte isso, tive o cuidado de não me vestir de preto e de sorrir mais, seguindo os conselhos de algumas almas que zelam por mim. Descontando os “aahh…” e aqueles momentos críticos de hesitação em que nos sentimos vagamente estrábicos, acho que correu bem. A seguir, no debate, falou-se de “barrigas de aluguer”, perdão, “maternidade de substituição”, como prontamente me admoestou um dos convidados, antes de entrar para o estúdio, acusando-me de insultar o género a que pertenço. Longe de mim. As minhas “Notícias Positivas”? Novo site Portugal-Bolonha 2012, blogue do ano para o Almanaque Silva e simpósio sobre os Irmãos Grimm em Lisboa. Obrigada à Angelina Pereira, do blogue Bibliotecar (também ficou bem classificado no ranking do Aventar), que conseguiu sacar esta imagem. Podem ver o resto aqui.

Sem comentários: