quarta-feira, 16 de maio de 2012

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 2011



«Este livro foi feito a partir de uma série de gravuras que fiz em 1998. Há muito que tinha pensado reuni-las e fazer uma publicação. Agora, olho para as imagens e para os textos e sei que eles foram feitos com toda a liberdade que parece que ainda é visitada pela Sra. Ingenuidade (aquela que faz limpezas nas cabeças que ainda não têm muito pó).

O que resultou é um livro que quer mostrar esse tempo em que se deixa acontecer, sem querer mais do que fazer do corpo o lugar táctil e sensível que permite construir sem a finalidade artificiosa.

Não é um livro apenas para crianças, não é um livro para quem se deixa cristalizar e não cresce, seja lá o que isso queira exactamente dizer. Este objecto final é uma visita a uma experiência anterior, acumulou tempo, desdobra-se no espaço e tem finalmente um corpo próprio.

Enquanto livro de autor, e por tudo o que me leva a pensar hoje conscientemente, na minha estante ideal, arrumava-o junto aos livros de arte.»

(Maria João Worm, sobre o livro Os Animais Domésticos, com o qual venceu a 16ª edição do Prémio Nacional de Ilustração. Mais informação sobre esta e outras obras no blogue das edições Quarto de Jade)

2 comentários:

Nuno disse...

Este ano esqueceu-se de referir as 2 Menções Especiais e o livro destinguido pelo júri, da Pato Lógico, que não fica atrás do primeiro prémio...

Carla Maia de Almeida disse...

Nuno, não foi esquecimento, foi mesmo falta de tempo. Mas vou rectificar. Obrigada. :-)