sábado, 19 de maio de 2012

UM LIVRO E UM CONVITE




No quase deserto das publicações ensaísticas dedicadas à literatura infanto-juvenil (LIJ), a associação cultural Tropelias & Companhia emergiu em sentido de contracorrente, o ano passado, ao iniciar uma colecção que acaba de dar à estampa o quarto título: Entre Textos – Perspectivas sobre a literatura para a infância e juventude, de Sara Reis da Silva (Universidade do Minho). Na continuidade do volume anterior (Encontros e Reencontros – Estudos sobre literatura infantil e juvenil, 2010), também da sua autoria, aqui se coligem cerca de vinte textos de análise crítica de autores portugueses e estrangeiros (de Sidónio Muralha a Isabel Minhós Martins, de Vergílio Alberto Vieira a David Machado – mas também Anthony Browne, Oliver Jeffers ou Shel Silverstein), bem como de investigação de questões estruturais e imanentes à LIJ. Para quem se dedica a este universo, é um novo e importante contributo e uma ferramenta de trabalho.

Como deitar-lhe as mãos? Pois. Não se encontra facilmente por aí, mas será fácil obter esclarecimentos através do e-mail tropeliasecompanhia@gmail.com. Há também um blogue homónimo, mas, não sei porquê, o blogger diz que não é possível aceder.

O lançamento do livro acontece precisamente hoje à tarde, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e quem estiver por perto (não é o nosso caso, infelizmente) poderá saber mais pormenores no convite supra-indicado. Parabéns, Sara!

Sem comentários: