quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

LIVROS PARA LER POR DENTRO, 2


«Sentimentos de tristeza podem ser dolorosos, e alguns doem tanto que são difíceis de suportar. Foi assim que a Madalena, uma amiga da Catarina, se sentiu quando os pais lhe disseram que já não podiam continuar a viver juntos. A Madalena precisava que as pessoas que lhe eram mais próximas percebessem o quanto estava magoada e que a amassem mesmo quando ela as afastava.»

A Catarina, o Simão, o Pai e a Mãe (e ainda o cão Feijão Peludo) são uma família funcional, na qual os sentimentos se manifestam com autenticidade, mesmo tratando-se de «uma sensação de rabiscos a enrolarem-se todos na barriga». Com um fio narrativo condutor, mostrando situações e contextos que fazem parte do quotidiano, este livro apresenta-se como «um lugar seguro onde [as crianças] podem pensar sobre os sentimentos, os seus e os das outras pessoas. Da nota autoral: «Algumas crianças podem querer falar sobre os seus sentimentos quando lerem este livro consigo. Outras talvez prefiram falar sobre os sentimentos das personagens - ou talvez pensem sem falar, pelo menos por agora.»

Um Livro de Sentimentos (ed. Livros Horizonte) é assinado por Amanda McCardie (texto) e Salvatore Rubinno (ilustrações). Neste último, é impossível não detectar a influência do «mestre» Quentin Blake. Demasiada influência, até.

(Ver mais «Livros para ler por dentro» aqui.)

Sem comentários: