sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

BRINCAR É UMA COISA MUITO SÉRIA


Uma versão vegetariana da Arca de Noé? Nem mais. Crianças e adultos, todos cabem na A Arca do É. Com texto de Ana Margarida de Carvalho e ilustrações de Sérgio Marques, foi recentemente editado pela Teorema. Na última edição da LER, fizemos três perguntas à escritora que venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, no registo meio-a-sério-meio-a-brincar das minientrevistas para o Scrapbook: 

Como foi a experiência de escrever para crianças?
Óptima. Sobretudo trabalhar com o ilustrador Sérgio Marques, que é excelente e soube ler tão bem as minhas palavras e desenhá-las do outro lado do espelho, que é o do absurdo e do bizarro, do nonsense, do anacronismo, do disparate... É um livro para crianças e para adultos muito infantis; o que é obviamente um elogio. Porque eu nunca digo só um disparate ou «apenas» uma brincadeira. Brincar é uma coisa muito séria. Além disso, mesmo sem qualquer pretensão, é possível dizer-se que as histórias, até as bíblicas ou mitológicas, podem ter as versões que a gente quiser. 

Conhece alguma receita de sopa que faça bem ao cérebro do leitor?
Bem, depois de atirar uma pedra para dentro do panelão, lançar também os grãos da imaginação de Carlos Queirós e rezar com ele, livrai-me também de quem me detém e graça não tem.

Três coisas a que diga «não» e três coisas a que diga «sim».
Não: Aníbal, Cavaco e Silva (bolas, já gastei as três). Sim: os meus filhos, os meus cães, os meus livros e amêijoas da Ria Formosa (fiz batota).

Sem comentários: