sexta-feira, 25 de março de 2011

LIVRARIAS CÁ DAS NOSSAS


A questão de “como escolher livros para crianças” (ver post anterior) está muito ligada a outra, de ordem mais prática: onde procurá-los. Não é preciso cultivar a monogamia, mas a fidelidade a uma livraria – que se destaca pelos conhecimentos de um/a livreiro/a e pela organização da secção – ajuda muito. Quem diz uma livraria, diz meia dúzia delas. Com a ajuda dos comentários no Facebook e do site da DGLB, cheguei a uma lista das livrarias portuguesas especializadas em livros para crianças e adolescentes, de todo o país. Algumas não têm site nem blogue, encontrando-se apenas em páginas de directórios, mas é justo mencioná-las. Algumas não são apenas livrarias, mas também. Depois, há outras livrarias que, não sendo especializadas, primam por uma boa secção de livros para crianças, onde se nota a arrumação com critério e destaques merecidos. É o caso da Letraria, em Miraflores, ou da Bulhosa Campo de Ourique, exemplos do empenho das respectivas livreiras, Sandra Simões e Ana Rita Fernandes. Fora de Lisboa, assim de repente, lembro-me da Lura dos Livros, em Tavira, e da Centésima Página, em Braga. No Facebook, houve outras sugestões, como a Index (Porto) ou a Arquivo (Leiria). Há mais? Digam, digam.

Do lado direito do Jardim Assombrado, entre os “Links à Sombra” e o “Kindergarten”, passa a constar uma lista (em construção) de links para esses lugares onde os livros para crianças são bem tratados. Passem por lá, de preferência pessoalmente.


Adenda: Ana Rita Fernandes, da Bulhosa Campo de Ourique, enviou-nos um email a lembrar a Livraria Pó dos Livros (cujo blogue consta nos favoritos do Jardim Assombrado) e o mérito da Débora Figueiredo na "gestão" dos livros para crianças, que merecem destaque na montra e são sempre bem recomendados. Tem toda a razão.


Mais:
- Livraria Culsete, em Setúbal, recomendada por Fátima Medeiros através de email.

2 comentários:

Paula disse...

Olá Carla, acho que também valeria a pena mencionar a livraria Cabeçudos, no Parque das Nações!

Carla Maia de Almeida disse...

Mas está mencionada desde o início... Veja sff a coluna do lado direito, onde reuni as livrarias especializadas sob o título "Aqui há livros!"